Translate

11 abril 2025

Grandes nomes da história da contabilidade dos EUA: Edwards


James Don Edwards (1926–2020) - Professor J.M. Tull de Contabilidade na Universidade da Geórgia, James Don Edwards obteve seu doutorado pela Universidade do Texas. Foi presidente da American Accounting Association (1971) e membro do conselho curador do Financial Accounting Standards Board – FASB (1972–1978). Também integrou o Comitê Trueblood sobre os Objetivos das Demonstrações Financeiras (1971–1973).

Em 1960, Edwards escreveu History of Public Accounting in the United States (História da Contabilidade nos Estados Unidos), uma obra abrangente baseada em documentação original que retrata o desenvolvimento da profissão contábil pública e que continua sendo uma fonte valiosa para pesquisas históricas. Por exemplo, Edwards incluiu uma análise dos certificados de CPA emitidos por cada estado.

Em 1961, Edwards e Roland F. Salmonson coautoraram um livro que analisa as contribuições de quatro escritores pioneiros da contabilidade: Eric Louis Kohler, A.C. Littleton, George Oliver May e William Andrew Paton. Esse livro oferece uma excelente visão tanto dos autores quanto do campo da contabilidade, por meio de sinopses de suas obras. Entre outros aspectos, essas sinopses mostram: a preocupação de Kohler com a linguagem contábil; a crença de Littleton no custo histórico; o esforço de May para inserir a contabilidade no contexto da economia como um todo; e a busca de Paton por uma contabilidade baseada em valores correntes.

Edwards foi editor da edição comemorativa do centenário da AICPA publicada em maio de 1987 no Journal of Accountancy. Por seu trabalho nessa edição — onde demonstrou com excelência sua habilidade em relacionar a história da contabilidade com a prática profissional —, recebeu o Hourglass Award da Academy of Accounting Historians em 1993. Também em 1993, foi agraciado com a Medalha de Ouro por Serviços Meritórios do American Institute of Certified Public Accountants (AICPA). Em 1994, recebeu um doutorado honorário em contabilidade da Universidade de Paris.

(Do verbete de Richard Vangermeersch, The History of Accounting). 

Adicionalmente, ele lecionou nos Estados Unidos e no exterior - incluindo palestras e seminários convidados no Brasil. Sua principal obra, The Theory and Measurement of Business Income, escrita em parceria com Philip Bell, é um clássico da contabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário