Translate

26 abril 2025

Grandes nomes da história da contabilidade mundial: Most

Kenneth S. Most (1924-2017?) Um aprendiz contratado que se tornou um tradutor e escritor de história e pensamento contábil de grande mérito, Kenneth S. Most recebeu o título de Bachelor of Laws pela Universidade de Londres em 1955, um M.A. em Contabilidade em 1968 e um Ph.D. em Economia em 1970, ambos pela Universidade da Flórida. Em 1989, Most foi presidente da Seção de Contabilidade Interna da American Accounting Association e editor do Accounting Historians Journal de 1984 a 1986. Atuou como professor de Contabilidade na Florida International University.

Most realizou uma tradução bastante completa da obra Der Moderne Kapitalismus do economista político alemão Werner Sombart e, posteriormente, respondeu a interpretações desse texto feitas por Basil S. Yamey, que tendia a minimizar a tese de Sombart sobre a importância da escrituração por partidas dobradas para o desenvolvimento do capitalismo. Most elogiou a escrita holística de Sombart e defendeu uma interpretação baseada em planejamento e controle da sua tese.

Most demonstrou sua habilidade linguística, formação internacional, mente inovadora, interesse histórico e suas opiniões sobre contabilidade na segunda edição de Accounting Theory. Nessa edição, por exemplo, ele questionou a ênfase no fluxo de caixa, conforme defendido pelo Trueblood Report do FASB. Most acredita que a microeconomia não é uma abordagem adequada para aplicação na contabilidade. Ele também utilizou seu domínio da língua alemã em uma resenha da obra de Schmalenbach, bem como em uma análise da perspectiva gerencial do grande teórico contábil holandês, Limperg.

Most publicou um trabalho reflexivo sobre sua longa experiência, intitulado The Future of the Accounting Profession: A Verbal Perspective (1993).

Ele trouxe para a contabilidade a perspectiva de um verdadeiro "Homem da Renascença" dos tempos modernos.

Richard Vangermeersch

Busquei na internet alguma informação se ele ainda estava vivo. Não encontrei nenhuma referência. Fiz a pesquisa no GPT e ele informou o falecimento de Most em 2017, citando um artigo que não tive acesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário