Eis o resumo (via aqui):
Este working paper apresenta a Economia do Asteroide (Asteroid Economics) como um novo arcabouço para compreender respostas, em escala civilizacional, a riscos existenciais. Define-se o Efeito Asteroide (Asteroid Effect) como um paradoxo recorrente no qual, quando ameaças à sobrevivência se tornam salientes, as sociedades parecem acelerar o consumo, projetos de prestígio, exibições rituais ou surtos tecnológicos, em vez de conservar recursos.
O objetivo do artigo é identificar a lacuna nas teorias existentes — como o desconto temporal e a Teoria do Gerenciamento do Terror (Terror Management Theory, TMT) — que explicam elementos do paradoxo, mas negligenciam sua forma sistemática. Além disso, o trabalho busca definir a Economia do Asteroide como um construto distinto e apresentar padrões ilustrativos por meio de exemplos históricos e contemporâneos.
O artigo também propõe delinear uma agenda de pesquisa capaz de testar a saliência, os mecanismos e as implicações do Efeito Asteroide. Nesse sentido, o texto não apresenta evidências finais nem modelos resolvidos. Seu propósito é estabelecer uma base conceitual, convidar ao engajamento crítico e oferecer um ponto de partida para futuras pesquisas empíricas sobre como a comunicação de riscos existenciais molda os resultados comportamentais coletivos.
Imagem aqui
Qual seria o efeito dos momentos com ameaças à sobrevivência sobre a contabilidade das empresas? Mais lançamentos de provisões? despesa de imparidade?
_mathilde.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário