Translate

30 novembro 2022

"Mais simples nas palavras, maior o salário"

Quando o presidente da SEC, Arthur Levitt, defendeu a escrita em "inglês simples" nos anos 90, ele argumentou que divulgações financeiras mais simples ajudariam os investidores a tomar decisões com mais informações. Desde então, também aprendemos que isso pode ajudar as empresas a ganhar mais dinheiro. 


Os pesquisadores confirmaram que, se você escrever de maneira simples e direta em divulgações como 10-Ks, poderá atrair mais investidores, reduzir o custo da dívida e do capital próprio e até economizar dinheiro e tempo nas auditorias.  

A experimento de Kristina Rennekamp, professora de contabilidade da Cornell, documentou algumas das consequências da má redação corporativa. Trabalhando com leitores de comunicados de imprensa corporativos, ela mostrou que as empresas perdem leitores devido ao péssimo "processamento de fluência" de seus documentos. "Processamento da fluência" é uma medida da legibilidade usada por psicólogos e neurocientistas. 

Rennekamp pediu às pessoas em um experimento que avaliassem duas versões dos comunicados financeiros. Um foi o lançamento real de uma empresa de refrigerantes. O outro foi uma versão, usando linguagem simples defendida pelo Manual de Inglês Simples da SEC. O Manual, essencialmente um guia para uma melhor fluência, contém princípios que agora servem como um padrão pelo qual os pesquisadores medem a legibilidade. 

Publicado sob Levitt, o Manual esclareceu os requisitos de Artigo 421, que, a partir de 1998, exigia que todos os prospectos (e em 2008 todos os prospectos de resumo dos fundos mútuos) aderissem aos princípios do Manual. Entre eles: use frases curtas, atenha-se à voz ativa, procure palavras concretas,  minimize o jargão e evite várias negativas na mesma frase. 

O experimento de Rennekamp, usando o chamado Índice Fog, uma medida de legibilidade baseada nos padrões do manual, forneceu evidências de que as empresas se sairiam melhor em atrair leitores se simplesmente facilitassem a leitura da escrita. "Processando a fluência de uma divulgação mais legível", escreveu ela em 2012, depois de medir a maior confiança dos leitores em textos bem escritos, "age como uma sugestão heurística e aumenta as crenças dos investidores de que eles podem confiar nas informações da divulgação. ..." 

Os estudos subsequentes quantificaram os danos associados à escrita excessivamente complicada nos mercados no mundo real. Em 2017, Byoung-Hyoun Hwang em Cornell e Hugh Hoikwang Kim na Universidade da Carolina do Sul, comparou o valor de mercado versus o valor do ativo líquido dos fundos de investimento fechados (CEFs). Eles descobriram que os fundos com relatórios anuais sobrecarregados por problemas na legibilidade tinham uma redução de 2,5% no valor de mercado.  

“Nossa análise”, escreveu os professores, “sugere que um aumento de 10 pontos percentuais no número de falhas de escrita por frase [com base nos padrões da SEC], em média, faz com que os CEFs sejam negociados com um desconto de 2,7 pontos percentuais. ."   

Hongkang Xu na Universidade de Massachusetts e colegas da Universidade de Illinois e da Universidade de Toledo examinaram a relação entre a capacidade das empresas de garantir crédito comercial ou prazos de pagamento atrasados e a legibilidade de seus formulários 10-Ks da SEC. Examinando 4.754 empresas, de 2004 a 2016, a equipe de Xu descobriu que fornecedores com 10 K menos legíveis normalmente recebem menos crédito. 

Uma equipe liderada por Hatem Rijba na Escola de Negócios de Paris constatou em 2021 que os relatórios menos legíveis do formulário 10-K da SEC estavam associados a custos mais altos de patrimônio. O custo do patrimônio líquido foi ainda maior quando as divulgações tiveram um tom negativo ou ambíguo. A equipe analisou as empresas no período de 1995 a 2017. Seus dados sugerem que o custo médio agregado do capital para empresas com altas (pobres) pontuações de legibilidade é de 57 pontos base. 

Os estudos desse tipo continuam se acumulando. Um sugere que, quando você escreve documentos complexos, você aumenta o custo da dívida em 77 pontos base. Outro descobriu que a complexidade dos formulários 10K aumenta as taxas e a duração das auditorias. Um terceiro sugere que essa complexidade reduz os prêmios para as empresas adquiridas durante fusões e aquisições. Um quarto estudo indica que as empresas incorrem em a diminuição de "retornos anormais cumulativos" quando anunciam uma aliança com empresas com 10-Ks difíceis de ler. 

O custo da escrita incorreta decorre da maneira como o cérebro funciona. Pesquisas de ciências mostra que se você não der à mente um estímulo atraente - um bom artigo neste caso - ela não responderá com neuroquímicos agradáveis, que motivam as pessoas a ler mais. Se o fizer, você aciona uma liberação de dopamina e outros produtos químicos, que engajam os leitores - e os mantém lendo. 

Certamente, os cientistas não conhecem todos os segredos de uma melhor motivação para os leitores. A maioria das pesquisas sobre fluência depende de correlação. A correlação entre legibilidade e ganho financeiro pode sugerir uma relação de causa-efeito, mas não confirma. A atual safra de estudos teve uma vantagem a esse respeito. Três deles estudaram a atualização anual das divulgações, quando a regra da SEC entrou em vigor em 1998. Esse evento anterior tendia a isolar a legibilidade como um fator e os dados para esse período fez sugerir que a fluência causa ganho financeiro. 

Infelizmente, as empresas estão ignorando o poder da escrita clara. Jeremiah Bentley, da Universidade de Massachusetts, e seus colegas, informaram que as divulgações para o período de 2003 a 2019, com base nas normas da regra 421, se tornaram mais complicadas. 

Se você deseja melhorar a legibilidade de suas próprias divulgações, não consegue encontrar um guia melhor para começar do que o sugestões do Manual da SEC. As dicas do manual são auxílios perenes para motivar leitores e investidores a consumir seu idioma. Você também pode prestar atenção a outras táticas que decorrem do que estamos aprendendo rapidamente sobre o processamento de idiomas no cérebro. Aqui estão alguns que eu destaque no meu próximo livro

Menos anúncios: Use verbos e substantivos fortes. Adverbos e adjetivos geralmente interrompem a clareza, como alguém tossindo na ópera.  

Quebre isso: Divida pensamentos e frases carnudos. Como um profissional disse uma vez: “O período nunca chega em breve." 

Cortar advertências: Todo argumento tem exceções. Todo tópico exige contexto. Ainda assim, a menos que você esteja citando especificamente isenções de responsabilidade, minimize as folhas de figueira da cobertura. 

Limpe o resíduo: A cada novo rascunho, você refina, reforça, reitera e reafirma. Volte e retire a redação estranha. 

Mantenha-o curto: Não escreva mais do que o seu público precisa.   

Quando você se senta para escrever, lembre-se de tudo isto. É o que podemos chamar de princípio Levitt: quanto mais simples as palavras, maior o seu salário. 

Fonte: aqui

Aqui no Brasil já temos diversas pesquisas que mostraram que isto também é válido para língua portuguesa e na contabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário