Translate

13 novembro 2022

FTX: uma visão geral do grande escândalo financeiro (e contábil) do momento

Mais uma história de fraude bilionária? Parece ser o caso da FTX. A empresa com sede em Bahamas, foi fundada em 2019 por Sam Bankman-Fried (foto a seguir) e Gary Wang, e chegou a ter mais de um milhão de usuários. Mas desde sexta a empresa entrou com processo de falência nos Estados Unidos. O caso pode ser relevante não somente pelos valores envolvidos, mas também pelo fato da FTX ser uma das empresas mais estáveis e respeitadas do setor de criptografia.

Em meados de 2021 a empresa obteve 900 milhões em uma oferta de ações para investidores selecionados, indicando um valor para empresa de 18 bilhões de dólares, mas outra oferta, no início de 2022, aumentou o valor para 32 bilhões.

Acima: Gisele Butchen (e seu ex-marido) fazem propaganda da FTX. Uma equipe de F1 também era apoiada pela FTX. 

No início de novembro, um dos acionistas iniciais da empresa afirmou que venderia suas participações e citou “revelações recentes que vieram à tona” como motivador para a decisão. A decisão, além de outros fatores, levaram a crise da FTX. No dia 9 de novembro, notícias da Bloomberg e do Wall Street Journal mostraram um pouco dos problemas das finanças da FTX. O site da empresa parou de processar algumas transações de saques por falta de liquidez. A crise aumentou com a renuncia da equipe jurídica e de conformidade no dia seguinte. O problema da empresa agravou quando foi revelado que parte dos recursos da empresa foi transferido para a Alameda Research uma empresa de negociação quantitativa, fundada por Sam Bankman-Fried em 2017. Os valores foram usados para pagar empréstimos da Alameda, usados para fazer investimentos.

Na rede, o fundador da FTX já estaria na Argentina

Ao mesmo tempo, as notícias chamaram a atenção da SEC e da Comissão de Comércio de Futuros dos Estados Unidos. Ocorreram também medidas em Bahamas, Japão e Austrália. O pedido de falência ocorreu no dia 11. O fundador da empresa renunciou ao cargo. Lpgo depois do pedido de falência, descobriu que recursos saíram da empresa. Há informações que recursos foram “roubados” por hackers. A Reuters estima que este roubo pode ter chegado a 1 bilhão. O fundador da empresa, Sam Bankman-Fried, respondeu à Reuters afirmando estar nas Bahamas, mas há rumores que esteja em um país da América do Sul, sem acordo de extradição, provavelmente a Argentina (acima). Ele já não dirige a empresa, que contratou um advogado que trabalhou na limpeza da Enron.

Na parte contábil, há uma estimativa que valores entre 1 a 2 bilhões de dólares de clientes não foram contabilizados no dia 12 de novembro. Há dúvidas que isto seria realizado por um hacker, segundo a própria empresa. O problema da empresa já permite comparação com o Lehman Brothers ou a Enron.

Um dos capítulos interessantes da história é a transferência de recursos da FTX para a Alameda. A Reuters afirma que seria 10 bilhões, sendo que uma parte, quase 2 bilhões, desapareceu. Uma questão que ainda aguarda resposta é como isto afetará o mercado de criptomoedas? O gráfico abaixo mostra que o mercado é dominado pela Binance e que a FTX seria a quarta empresa. 



O problema é que a Binance tinha ações na FTX e isto pode afetar a liquidez da empresa. Há uma previsão que os próximos dias serão difíceis para o setor e a palavra-chave é, ironicamente, liquidez. A ironia aumenta ainda mais quando um gestor de uma empresa de criptomoeda defende a regulação de uma mercado que orgulhava não ser regulado. Outro aspecto interessante: SBF foi um mega doador na campanha democrata recente. Ele tirou do bolso 40 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário