Translate

22 novembro 2022

Futebol, o grande evento esportivo mundial

Quando o Catar e o Equador iniciarem o Copa do Mundo da FIFA 2022 no domingo, é o começo, do que é sem dúvida, o maior evento esportivo do mundo. Embora talvez não seja o maior espetáculo esportivo - essa honra vai para o Super Bowl [sic], que está preenchendo a lacuna entre esportes e entretenimento, diferente de qualquer outro evento - a Copa do Mundo quadrienal da FIFA é provavelmente a competição mais seguida no mundo dos esportes.

Tomar o Super Bowl como uma vara de medição revela a escala extraordinária do apelo global da Copa do Mundo. De acordo com FIFA, o público médio de TV ao vivo nos 64 jogos da Copa do Mundo de 2018 na Rússia foi de 191 milhões. Isso é significativamente mais do que estimativas para a audiência de TV do Super Bowl, que ficou aquém de 100 milhões nos EUA este ano, mais cerca de 30 a 50 milhões em todo o mundo. Lembre-se de que não é a final da Copa do Mundo de que estamos falando, são todos os 64 jogos disputados ao longo de um mês. A final está em outro nível, com o confronto de 2018 entre a França e a Croácia atraindo uma audiência média de 517 milhões de pessoas, já que a cobertura ao vivo do jogo atingiu mais de um bilhão de pessoas no total.

Olhando para o alcance geral da Copa do Mundo da FIFA, até envergonha as Olimpíadas. Em 2018, estima-se que 3,56 bilhões de pessoas assistiram a pelo menos um minuto de cobertura da Copa do Mundo na TV ou nos canais digitais, em comparação com 3,05 bilhões nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e 2,01 bilhões nos Jogos de Inverno de Pequim 2022. E a Rússia 2018 não foi estranha a esse respeito: o Brasil 2014 alcançou números semelhantes e a África do Sul 2010 também. A questão de fato é que o futebol é realmente um jogo global, praticado e seguido em todo o mundo como nenhum outro esporte. Ainda não está claro se a decisão controversa de conceder a Copa do Mundo de 2022 ao Catar afetará o alcance do evento, mas as pesquisas sugerem que, apesar de todas as críticas, centenas de milhões de fãs de futebol se sintonizam quando a bola está realmente rolando.

Fonte: aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário