Translate

11 novembro 2022

Obrigatoriedade de análise de cenários

 Eis uma notícia interessante:

O International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) confirmou por unanimidade que as empresas serão obrigadas a usar a análise de cenários relacionados ao clima para informar a análise de resiliência. A decisão foi tomada no dia 1º de novembro de 2022, durante a reunião complementar do conselho.

Na ocasião, o ISSB votou para confirmar que as empresas são obrigadas a usar a análise de cenários relacionados ao clima para relatar a resiliência climática e identificar riscos e oportunidades relacionados ao clima para apoiar suas divulgações.

O ISSB informou que dará suporte para aplicação aos preparadores, incluindo o uso de materiais desenvolvidos pela Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês) para fornecer orientação sobre como realizar a análise de cenários. Esta decisão responde a perguntas das partes interessadas sobre o que se entende pelo termo “análise de cenários relacionados ao clima”.

Isto é interessante pois o ISSB é uma entidade do terceiro setor, sem autoridade para obrigar outra entidade a fazer algo. Bom, talvez o termo seja inadequado, mas é sempre bom lembrar que a compulsoriedade da norma ocorre quando uma autoridade nacional sanciona seu uso. No Brasil isto é feito, por exemplo, pela CVM. 

Foto: Benjamin Wedemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário