Translate

21 novembro 2022

O que existe de comum em toda fraude



Todas as fraudes financeiras compartilham o mesmo conjunto de ferramentas. A caixa de ferramentas de uma fraude financeira, tradicional ou baseada em criptografia, contém variações desses mecanismos básicos:

1. Usa o capital dos clientes (sem divulgação completa) para aumentar o ganho privado dos proprietários.

2. Usar o capital dos clientes para arbitragem, não em benefício dos clientes, mas dos proprietários.

3. Exagera nos ativos, listando ativos ilíquidos, controlados por insider, em avaliações completamente desconectadas da realidade. Confia em ativos emitidos pela empresa ou suas subsidiárias para a maior parte dos ativos da empresa.

4. Atrai novos investimentos de capital e fundos de clientes com o "bom demais para ser verdade" (mas plausível, dado o crescimento fantástico e o histórico de altos retornos). Retorna com as promessas, cobrindo a rotatividade normal de resgates, de modo que a fraude não seja detectada. (Esquema Ponzi)

5. Use a alavancagem, cuja extensão total não é divulgada a clientes ou reguladores.

6. Emita títulos (ou seja, "dinheiro" - fichas, títulos, ações, etc.) cujo valor é baseado nos ativos listados de forma fraudulenta da empresa e no crescimento da dar água na boca.

7. Convença os investidores e clientes de que você está fazendo um favor a eles, permitindo que eles obtenham um pedaço da ação. Em outras palavras, explore sua ganância de forma quase infinita.

8. Apresente uma fachada de estabilidade prudente, auditada, transparente e regulamentada, que oculta a rede interligada de fraudes, contabilidade falsa, ativos ilíquidos, etc. e saques internos.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário