Translate

24 novembro 2022

COP e pela primeira vez a questão financeira

Talvez não aconteça nada, mas a COP 27 já produziu uma alteração importante:

pela primeira vez, há um item oficial da agenda dedicado a discutir as obrigações financeiras por perdas e danos climáticos. Isto é, para dizer o mínimo, absurdo. (...) Há 30 anos, os países em desenvolvimento pedem aos países industrializados que compensem os custos de tempestades e secas devastadoras causadas pelas mudanças climáticas. Enquanto isso, as nações ricas que geraram a poluição que aquece perigosamente o planeta resistiram a esses apelos. (...)

No final do terceiro dia da conferência, vários países europeus haviam prometido dinheiro para um novo fundo de perdas e danos.


Perda e dano referem-se aos custos econômicos e não econômicos irreversíveis de eventos climáticos extremos, como furacões, ondas de calor, secas e incêndios florestais e desastres climáticos de início lento, como aumento do nível do mar e derretimento das geleiras. Trata-se de responsabilizar os maiores poluidores de combustíveis fósseis pela dor e sofrimento já causados pela crise climática, separadamente e além de garantir financiamento climático para mitigação e adaptação, a fim de ajudar os países em desenvolvimento a se prepararem para o que está por vir.

Os custos econômicos incluem vidas, meios de subsistência, casas, sistemas alimentares e território irreversivelmente perdidos, enquanto os mais difíceis de quantificar os custos não econômicos se referem à perda de cultura, identidade, soberania, dignidade humana, biodiversidade e bem-estar psicológico. As perdas e danos mais graves estão sendo sentidos pelos países mais pobres - em geral aqueles que menos contribuíram para o aquecimento global.

Notavelmente ausente dos países que se comprometem com esse fundo de perdas e danos? Os Estados Unidos da América.

Foto: micheile dot com

Nenhum comentário:

Postar um comentário