Translate

28 novembro 2022

Impairment e Normas internacionais: fica tudo como está

 Notícia do site do CFC:

O International Accounting Standards Board (Iasb) decidiu, nesta quinta-feira (24), manter a abordagem de impairment apenas para reconhecimento e mensuração do ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Essa decisão provisória culmina a avaliação completa que começou com a Revisão Pós-implementação (PIR) da IFRS 3 - Combinações de Negócios, em 2014.


Ao tomar sua decisão, o Iasb considerou o feedback das partes interessadas do PIR da IFRS 3, o documento de discussão que o Iasb publicou em março de 2020 e pesquisas subsequentes. A entidade concluiu que a extensa evidência coletada não demonstrou um caso convincente para mudar sua decisão anterior sobre a contabilização do ágio.

Em setembro de 2022, o Iasb também votou para adicionar requisitos de divulgação ao IFRS 3 que trata de informações sobre o desempenho subsequente de uma aquisição, em resposta ao feedback dos investidores sobre o PIR. Ao elaborar esses requisitos de divulgação, o Iasb também respondeu ao feedback das empresas sobre os desafios de fornecer essas informações.

Em seguida, a entidade irá considerar se publicará essas propostas em uma minuta de exposição. Nesse caso, o Iasb finalizará os detalhes de suas propostas para exigir uma melhor divulgação sobre o desempenho subsequente das aquisições e explorará possíveis melhorias e simplificações no teste de redução ao valor recuperável antes de publicar tal minuta de exposição.

É bom lembrar que Lev faz críticas à contabilidade e a distância entre o valor real de uma empresa e o ativo contábil. Para o autor, a distância entre a contabilidade e o mundo real estaria nos intangíveis. Pelo visto, o Iasb adotou a postura de Bartleby e sua famosa frase: "I would prefer not to."

Nenhum comentário:

Postar um comentário