Translate

23 novembro 2022

FTX seria o padrão de uma indústria podre, segundo a Bloomberg

No clássico estudo de finanças de Frank Kapra, A Felicidade não se Compra [It's a Wonderful Life], a má contabilidade de Uncle Billy o faz perder $8.000 ($122.000 em 2022), colocando o Old Man Potter para assumir o Bailey Building Loan e mandar George Bailey para a prisão. (...)


Em um processo de falência, o feliz CEO de emergência da FTX - um veterano da falência da Enron, observa a obra e desespero de Sam Bankman-Fried: "Nunca em minha carreira vi uma falha tão completa dos controles corporativos e uma ausência tão completa de informações financeiras confiáveis como a que ocorreu aqui". Ele acrescentou: "Eu não lhe concedo nenhum ponto. E que Deus tenha piedade de sua alma".

(...) Você pode argumentar que SBF [Sam Bankman-Fried] e amigos eram descentralizadores e disruptores, cara, não financeiros chatos. Mas você não precisa de um MBA para tatear o conceito de contabilidade de "não perder o dinheiro dos clientes".

E antes de descartar a FTX como apenas uma maçã podre em um cacho de criptográficos brilhantes, o conselho editorial da Bloomberg gostaria de lembrá-lo de que na verdade é sintomático de toda a safra é podre. Em uma indústria inundada de fichas digitais sem valor, avaliações inflacionadas, contabilidade ridícula e proteção inexistente do consumidor, o FTX pode ser a norma.

Foto: Anita Jankovic

Nenhum comentário:

Postar um comentário