Translate

02 agosto 2022

Primeiro experimento da história


Talvez não seja o primeiro experimento, mas um dos mais antigos narrados. Do livro de Daniel, da Bíblia, no reinado de Nabucodonosor. Este rei que deu ordem ao chefe dos eunucos cuidar da alimentação dos judeus, com uma dieta e vinho:

Daniel tomou a resolução de não se contaminar com os alimentos do rei com seu vinho. Pediu ao chefe dos eunucos para dês se abster [de animais impuros e de vinho]. Este, graças a Deus, tomado de benevolência para com Daniel, atendeu-o de boa vontade, mas disse-lhe: 

"Temo que o rei, meu senhor, que estabeleceu vossa alimentação e vossa bebida, venha a notar vossas fisionomias mais abatidas do que as dos outros jovens de vossa idade, e que por vossa causa eu me exponha a uma repreensão da parte do rei". 

Mas Daniel disse ao dispenseiro a quem o chefe dos eunucos havia confiado o cuidado de Daniel, Ananias, Misael e Azarias: 

"Rogo-te, faze uma experiência de dez dias com teus servos: que só nos sejam dados legumes a comer e água a beber.  Depois então compararás nossos semblantes com os dos jovens que se alimentam com as iguarias da mesa real e farás com teus servos segundo o que terás observado". 

O dispenseiro concordou com esta proposta e os submeteu a prova durante dez dias. No final deste prazo, averiguou-se que tinham melhor aparência e estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias da mesa real. 

O experimento é uma técnica bastante usada na ciência. No exemplo, temos um típico experimento, onde um grupo recebe um tratamento e outro mantém com a melhor alternativa considerada então disponível. Se o resultado for favorável ao grupo submetido ao experimento, a nova técnica deve ser adotada. Há algumas nuances que consideramos no dias atuais, como a randomização da amostra. Mas isto é um pequeno detalhe da história.

O texto foi citado no excelente livro Ciência Picareta, de Ben Goldacre, na página 55. Imagem: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário