Translate

07 agosto 2022

Rir é o melhor remédio: Ciência Atrapalhada

Étienne Klein, um famoso físico e diretor da Comissão de Energias Alternativas e Energia Atômica da França, compartilhou a imagem da salsicha espanhola apimentada no Twitter na semana passada, elogiando o "nível de detalhe" que ela forneceu. "Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de distância de nós. Foi tirada pelo Telescópio Espacial James Webb. Esse nível de detalhe... Um novo mundo é revelado todos os dias ", disse ele a mais de 91.000 seguidores no domingo.
Depois de enfrentar uma reação dos membros da comunidade online para a brincadeira, ele escreveu: "Em vista de certos comentários, sinto-me obrigado a especificar que este tweet mostrando uma suposta foto de Proxima Centauri era uma piada. Vamos aprender a ter cuidado com os argumentos das posições de autoridade, tanto quanto com a eloquência espontânea de certas imagens."

Na quarta-feira, Klein pediu desculpas pela farsa, dizendo que sua intenção era "exortar cautela em relação às imagens que parecem falar por si."

Em uma tentativa de fazer as pazes, ele postou uma imagem da espetacular galáxia de Cartwheel, garantindo aos seguidores que desta vez a foto era genuína.

Fonte: aqui

(Será que ele fez de brincadeira, ou fez em um momento de não lucidez?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário