Translate

18 agosto 2022

OMS e o esforço para escolher um nome

Isto parece tão estranho. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu buscar um novo nome para a varíola originada dos macacos, atualmente chamada de monkeypox. De uma modo geral, o nome das doenças são escolhidos pelos burocratas sem consulta pública, mas a OMS inovou agora abrindo o processo ao público. 


E pelo informado na reportagem da Época, a participação tem sido intensa:

A pressão está crescendo por um novo nome para a doença, em parte porque os críticos dizem que o atual é enganoso, já que os macacos não são o hospedeiro original do vírus. Um grupo de cientistas de renome divulgou um documento em junho se posicionando a favor de um nome que fosse "neutro, não discriminatório e não estigmatizante" em meio a temores de que o nome pudesse ser usado de maneira racista. 

No passado isto ocorreu com a gripe espanhola ou com a denominação do Covid como vírus chinês. Mas a própria OMS esteve envolvida em polêmica ao batizar uma variante do Covid como Omicron.

Acrescento mais um ponto: um entidade como a OMS está lançando uma consulta pública para a escolha de um nome de um vírus. O processo de consulta pública representa gastos, que talvez pudesse ser direcionado para outras atividades mais relevantes - imagino que o nome de uma doença talvez não seja tão importante assim. 

Foto: presidente Xi, da China, que também é uma letra grega e poderia ser o nome da variante que hoje conhecemos como Omicron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário