Translate

16 agosto 2022

Taxa de sucesso de 85% para precisão ideal de treinamento


O nível de aprendizado do ser humano é maximizado quando a taxa de acerto é de 85%. Ou seja, para cem questões, 85 devem estar corretas:

Em muitas situações, descobrimos que há um ponto ideal em que o treinamento não é muito fácil nem muito difícil, e onde o aprendizado progride mais rapidamente. [...] Para todos esses algoritmos estocásticos de aprendizado baseados em gradiente e descida, descobrimos que a taxa de erro ideal para o treinamento é de cerca de 15,87% ou, inversamente, que a precisão ideal do treinamento é de cerca de 85%.

A ideia é que o fracasso significa que você não irá aprender. Mas haverá um limite para o sucesso, onde o esforço adicional não vale a pena.

Em outro estudo, citado na mesma postagem, chegou a uma taxa para aprender matemática próximo: 

Em um estudo de matemática da quarta série, verificou-se que 82% das respostas dos alunos estavam corretas nas salas de aula dos professores mais bem-sucedidos, mas os professores menos bem-sucedidos tinham uma taxa de sucesso de apenas 73%. Uma alta taxa de sucesso durante a prática guiada também leva a uma maior taxa de sucesso quando os alunos estão trabalhando em problemas por conta própria.

Na minha vida acadêmica, eu tenho usado exercícios adicionais ao final de cada tópico em minhas aulas. O problema é que os alunos parecem pensar que não vale a pena realizar tais exercícios, pois valem pouco na composição da nota final. Mas há um elemento de aprendizado, geralmente traduzido pela correlação significativa entre as notas dos exercícios e as notas da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário