Translate

30 agosto 2022

Ensino remoto e invasão da privacidade

Eis a notícia lá de fora:


Um juiz do tribunal federal decidiu na segunda-feira que as varreduras de salas - um componente de muitos serviços de procura on-line - violam a Constituição.

Juiz J. Philip Calabrese, do Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte de Ohio ficou do lado com o autor em uma decisão que foi descrita por alguns observadores legais como injetando uma nota de cautela sobre o uso dos polêmicos softwares, que explodiram durante a pandemia. O autor, um estudante da Cleveland State University, foi convidado a fazer uma breve varredura de seu quarto no início de 2021, antes de fazer um teste remoto.

Realmente o ligar da câmera é invasivo. Lembro da primeira pergunta que tive de responder de um aluno durante o início da pandemia: que livros eram aqueles que estavam após a minha imagem? Quase todos alunos desligavam suas câmeras e restava falar para uma tela do computador. 

Também lembro de uma entrevista de seleção da pós-graduação, onde a câmera era obrigatória estar ligada, sendo possível ver o local onde estava a pessoa. Em alguns casos, era possível perceber o ambiente. 

Em casos como este, o objetivo é evitar fraudes nos exames. Um tema bem complicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário