Translate

18 agosto 2022

BeReal: Como seus amigos realmente são

A mídia social BeReal parece que se tornou popular entre as pessoas da Geração Z. Lançada em 2020, de origem francesa, já tinha, em abril de 2022, 7 milhões de usuários. Em razão dos seus números, a rede está sendo avaliada em 600 milhões de dólares.


O que faz a BeReal ser diferente das demais mídias? Uma vez por dia, a BeReal notifica seus usuários, por um período de dois minutos, a postar uma foto, tanto da câmera frontal, quanto da câmera traseira. Veja a imagem acima, para um exemplo. As 9:41 os usuários tiveram que tirar as fotos daquilo que estavam fazendo naquele momento. É possível ver quantas tentativas a pessoa fez e onde a foto foi tirada. O limite máximo de postagem é de uma foto por dia.

Por conta de suas características, o BeReal poderá competir com o Instagram. Há dois problemas que percebi na mídia. O primeiro é a ênfase no vício da mídia social. Esta é uma crítica que está no verbete, mas penso que este não seja um problema não grande assim. Muitas pessoas acessam uma mídia como o Instagram mais de uma vez por dia e, para estes casos, o BeReal pode ser até um inibidor do uso de mídia social.


O segundo problema é que o BeReal pode ser inconveniente ou invasivo. Imagine que você esteja dirigindo um automóvel e receba a notificação para tirar a foto. O usuário irá parar o carro para tirar a fotografia. E se estiver embaixo do chuveiro? Em uma reunião? 

Em uma função de controller ou de auditoria, o BeReal pode ser útil para verificar se o funcionário que faltou ao trabalho por estar doente, realmente estava doente. Sendo um professor, posso querer acompanhar meus orientandos e meus alunos naquilo que estão fazendo. Obviamente que não irei fazer isto, mas quem garante que outro não irá fazer? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário