Translate

19 agosto 2022

Supersônico, a preocupação ambiental e o ponto de equilíbrio

A Boom Supersonic anunciou o jato supersônico Overture, com uma grande preocupação ecológica. O jato parece com o antigo Concorde, mas há diferenças em termos de tecnologia e especificações. Talvez o avião comece a operar em 2029. 


[o jato] utiliza diferentes tipos de resíduos, tais como óleo de cozinha usado para gordura animal, para oferecer o mesmo desempenho que o combustível de avião convencional - apenas com uma (alegada) redução da pegada de carbono.


"O desempenho ambiental está sendo considerado em todos os aspectos do Overture, desde o projeto e produção até o vôo e a reciclagem em fim de vida útil", lê-se no site da Boom.
 

Sendo um jato supersônico, uma viagem entre Nova York e Londres, atualmente com uma duração de 7 horas, seria reduzida pela metade. 

Uma questão contábil: o ponto de equilíbrio. Com uma capacidade de somente 65 a 80 assentos, a redução da quantidade de horas de viagem poderá ser compensada em termos do aumento do preço. Mas o valor pode ser muito elevado. 

Na Wikipedia há uma afirmação que os custos operacionais poderão ser menores que um jato comum. O texto afirma que a tarifa entre Nova York e Londres seria de 5 mil dólares. Mas isto seria bem mais que uma tarifa normal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário