Translate

04 agosto 2022

"Parei de ler notícias"


Um artigo de opinião de Amanda Ripley para o The Washington Post: Parei de ler as notícias. 

Então, um dia, uma amiga jornalista confidenciou que também estava evitando as notícias. Então eu ouvi de outro jornalista. E outro. (A maioria era mulher, notei, embora não todas.) Esta notícia sobre não gostar de notícias sempre foi sussurrada, um pequeno segredo sujo. Isso me lembrou a cena em "O dilema social" quando todos os executivos de tecnologia admitiram que não deixaram seus filhos usarem os produtos que haviam criado.

E isso chega ao cerne do problema aqui: se muitos de nós se sentirem envenenados por nossos produtos, pode haver algo errado com eles?

Mês passado, novos dados do Instituto Reuters mostrou que os Estados Unidos têm uma das maiores taxas de evasão de notícias do mundo. Cerca de 4 em cada 10 americanos às vezes ou frequentemente evitam o contato com as notícias - uma taxa mais alta do que pelo menos 30 outros países [vide gráfico a seguir]. E de forma consistente, em todos os países, as mulheres têm uma probabilidade significativamente maior de evitar notícias do que os homens. Afinal, não éramos apenas eu e meus amigos jornalistas hipócritas.

Por que as pessoas estão evitando as notícias?? É repetitivo e desanimador, geralmente de credibilidade duvidosa, e deixa as pessoas se sentindo impotentes, de acordo com a pesquisa. A evidência apóia sua decisão de recuar. Acontece que quanto mais notícias consumimos sobre eventos de vítimas em massa, como tiroteios, mais sofremos. Quanto mais notícias políticas ingerimos, mais erros nós fazemos sobre quem somos. Se o objetivo do jornalismo é informar as pessoas, onde está a evidência de que está funcionando?

Então, talvez haja algo errado com as notícias. Mas o que? Muitas pessoas dizem que o problema é viés. Jornalistas dizem que o problema é o modelo de negócios: a negatividade é click. Mas comecei a pensar que ambas as teorias estão perdendo a peça mais importante do quebra-cabeça: o fator humano.

As notícias de hoje, mesmo as de alta qualidade, não foram projetadas para seres humanos. Como Krista Tippett, jornalista e apresentadora do programa de rádio e podcast "On Being", coloca: "Na verdade, não acho que estamos equipados, fisiologicamente ou mentalmente, para receber notícias e fotos catastróficas e confusas. Somos criaturas analógicas em um mundo digital."

(...) Quando destilei tudo o que eles me disseram, descobri que há três ingredientes simples que estão faltando nas notícias como a conhecemos.

Primeiro, precisamos de esperança para acordar de manhã. Pesquisadores têm encontrado essa esperança está associada a níveis mais baixos de depressão, dor crônica, insônia e câncer, entre muitas outras coisas. Desesperança, por outro lado, está ligado à ansiedade, depressão transtorno de estresse pós-traumático e ... morte.

(...) Segundo, os humanos precisam de um senso de ação. (...) sentir que você e seus companheiros humanos podem fazer algo - mesmo algo pequeno - é como convertemos a raiva em ação, frustração em invenção. (...)

Finalmente, precisamos de dignidade. Isso também não é algo em que a maioria dos repórteres pensa, na minha experiência. O que é estranho, porque é essencial para entender por que as pessoas fazem o que fazem.(...)

P.S. Depoimento pessoal: parei de assistir notícias na televisão. E tenho evitado ler algumas notícias nos jornais. E minha decisão de parar o "rir é o melhor remédio" foi postergada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário