Translate

29 agosto 2022

Blogs acadêmicos morreram?


O leitor deve ter percebido que nos últimos meses as postagens do Contabilidade Financeira ficaram inconstantes. E este texto, publicado no LSE questiona se os blogs acadêmicos morreram. Eis alguns trechos (usando DeepL para a versão em português)

O blog pessoal era uma característica definidora da Internet inicial e ainda existem vários blogs acadêmicos de alto nível, mantidos estudiosamente por acadêmicos solitários. No entanto, para pesquisadores novos em blogs acadêmicos, ainda vale a pena criar seu próprio blog? Refletindo sobre sua própria trajetória de blog Mark Carrigan, sugere que talvez seja hora de colocar o blog acadêmico pessoal para descansar.

O que é blog acadêmico? (...) estabeleci um. blog pessoal, que mantive nos últimos 12 anos, abrangendo 4593 postagens em uma ampla gama de tópicos, desde comentários rápidos sobre links e vídeos até ensaios longos. Olhando para trás em minhas postagens, posso ver meu doutorado e duas monografias tomando forma, mas também vejo uma série de outros tópicos, que nunca se tornam parte do meu trabalho "formal".

O blog foi o meio central pelo qual desenvolvi uma perspectiva distinta como pesquisador, fornecendo-me um convite aberto para refletir sobre o que tenho lido, analisado, organizado e ensinado. Faço isso há tanto tempo que acho difícil imaginar o que gostaria de ser um acadêmico sem um blog. Eu sempre me identifiquei Descrição de Cory Doctorow de seu blog como, um cérebro externo que dá sua “direção e recompensa de pastoreio de conhecimento”, permitindo que ele arquive as coisas que despertam sua curiosidade enquanto vagueia pela Internet. Blogar nesse estilo tem sido frequentemente comparado a um livro comum em que os leitores registram material relacionado a um tópico comum.

Se você blogar dessa maneira, sua capacidade de recuperar postagens se tornará tão importante quanto compartilhá-las. Costumo me recuperar de postagens em conversas com colaboradores, lembrando fragmentos relacionados ao que estamos fazendo, mesmo que eu não tenha percebido nenhuma conexão no momento da redação. (...)

De fato, blogs acadêmicos pessoais parecem estar em declínio.

Algumas das razões para isso são óbvias. É percebida como uma atividade demorada (corretamente, se você espera atrair um público), o que o torna indesejável dentro de uma academia definida por pressa crônica. Existe um medo compreensível de que compartilhar tão abertamente possa facilitar o roubo de idéias e deixar alguém aberto a abusos pessoais. A maneira pela qual as mídias sociais consumiram atenção on-line também significa que ficou mais difícil criar um público apenas através de blogs. (...) Isso contribui para um senso de blogs pessoais como relíquias antiquadas de uma era anterior da web, lutando para ganhar atenção no cenário da mídia cacofônica de 2022. O rápido crescimento de plataformas de boletins como TinyLetter e Substack ilustra ainda como ainda há uma audiência para conteúdo escrito de forma longa, mas o modelo mais antigo de blogs a seguir está sendo espremido pela entrega privatizada por e-mail.

O fato de eu estar escrevendo isso na forma de uma postagem no blog é, no entanto, o melhor indicador de que os blogs acadêmicos estão longe de estar mortos.

Beneficiou minha carreira de blogueiro, tanto em termos de apoio à produtividade da minha pesquisa, como alguém que raramente foi empregado como pesquisador, quanto no sentido mais nebuloso de aumentar minha visibilidade entre as comunidades acadêmicas. (...)

O grifo é meu e expressa muito o que penso. O Blog tem funcionado desta forma. Também tem ajudado a escrever e aperfeiçoar minhas possíveis explicações em sala de aula. E, finalmente, é parte do processo de publicar e pesquisar. Muitas pesquisas (quase todas) que sugeri para meus orientandos vieram de postagens. Creio que eles não perceberam isto. 

Viva o Contabilidade Financeira !!! Vida longa para os blogueiros !!!

Um comentário: