Translate

19 setembro 2022

Limites do sistema terrestre (ESB) e a contabilidade

Os limites do sistema terrestre (ESB) está relacionado com a fronteira do planeta. A ideia é tentar encontrar até que ponto o homem pode continuar explorando a terra sem comprometer a sua existência. A mudança climática, por exemplo, pode prejudicar a agricultura e trazer fome. 

Um ponto óbvio, mas ainda sim interessante, deste limite é que a percepção é específica de cada pessoa. O mesmo é válido para cada empresa. Veja o gráfico abaixo:

Na parte de baixo, o acordo de Paris e a estimativa de redução anual de emissão. Quando uma pesquisa focou nas empresas com objetivos baseados em ciência, os valores são menos dispersos. Na parte do meio, o resultado para outras empresas. 

O texto citado fala sobre como parar as cidades e empresas que causam danos planetários. Ao final, os autores defendem "suporte ao monitoramento e prestação de contas":

Empresas e cidades usam uma variedade de plataformas e padrões para definir metas. A maioria não divulga o progresso. Muito trabalho necessita ser feito para apoiar o monitoramento e a prestação de contas. Nos recomendamos que iniciativas, como a do International Sustainability Standards Board engage cientistas multi disciplinares para assegurar que sua proposta de "padrões de divulgação relacionados à sustentabilidade" ligue explicitamente as cidades e as empresas com os ESBs. Sistemas de auditoria independentes também são necessários. 

Isto é bem interessante. Vocês já repararam que não existem cientistas de outras disciplinas no ISSB? 

2 comentários:

  1. Desde a década de 1990 o fato dessa discussão sobre aspectos sociais e ambientais ficar só na "mão" de contadores me chama atenção...
    Não acredito que a classe tenha competência técnica para fazer o reporte adequado dos problemas relacionados. Simples assim..

    ResponderExcluir
  2. Parece-me que é muito mais uma questão de reserva de mercado que de competência.

    ResponderExcluir