Translate

04 setembro 2022

Escolhendo nomes para pesquisa

 Eis o resumo:

In recent decades, researchers have found compelling evidence of discrimination in the labor and housing market toward ethnic minorities based on field experiments using fictitious applications. However, these findings may be exaggerated as the names used for ethnic minorities in various experiments may have also signaled low socioeconomic class. Therefore, in this study, we perform a name categorization experiment in the United States that yields 56 names associated with six ethnicity groups, which signal different ethnicities and genders but similar social classes. These names should greatly improve the validity of future experiments on ethnic discrimination.

A tabela 1 mostra que alguns nomes possui um vínculo com cada grupo étnico. 

Isto me fez lembrar do seguinte artigo do Congresso da USP deste ano (dica de Fernanda Rodrigues):

Investigou-se, nesta pesquisa, se e como a mulher é citada em exemplos e exercícios do livro didático texto e de exercícios Contabilidade Introdutória, da Equipe de Professores da FEA/USP, usados como referência bibliográfica na disciplina Contabilidade Introdutória ou equivalente, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades federais brasileiras, após confirmação, mediante consulta a projetos pedagógicos e fichas de disciplinas, de que este livro didático é o mais usado pelo curso de Ciências Contábeis. (...) Ao final, confirmou-se que em todos os exemplos e exercícios são citados nos enunciados apenas nomes e artigos masculinos, caracterizando sócios, proprietários, clientes, gerentes, fornecedores e empregados, em um total de 44 termos e expressões no livro texto e 143 termos e expressões no livro de exercícios. Nomes de mulheres apareceram em 11 vezes, sendo 6 vezes no livro texto e 5 vezes no livro de exercícios, mas apenas como denominações sociais das empresas, o que levou a entender que eles não representam a figura feminina, visto que no exemplo e exercício não é possível verificar se a empresa foi constituída por mulheres sócias ou acionistas. Confirmou-se, dessa forma, tanto a invisibilidade da figura feminina no livro didático mais usado como bibliografia básica na disciplina de Contabilidade Introdutória, quanto sua objetificação ao se usar nomes femininos para denominar nomes de empresas.

Para quem se interessar, o livro "Todo mundo mente" tem uma pesquisa interessante mostrando como o nome está associado a classe social. Geralmente nomes "criativos" são de pessoas oriundas de classe mais baixa. (Apesar da pesquisa ter sido feita nos EUA, creio ser aplicável para o Brasil)

Um comentário:

  1. Essa questão do nome criativo e classe social me de lembrar do porta dos fundos e a "Kellen" na esquete da promoção da Coca-Cola. Tem também um "Craudio" lá.

    Mas vale lembrar que classes sociais mais altas tem a característica de serem mais conservadoras quando comparadas a outras mais baixas. A ideia de usar nome mais tradicionais pode ser daí.

    ResponderExcluir