Translate

28 setembro 2022

Rei da Inglaterra e a questão ambiental


Enquanto estava na sombra da Rainha Elizabeth (Isabel, para os portugueses), o príncipe Charles (ou Carlos) era uma pessoa com uma postura ambientalista. Agora rei, será que isto é favorável a causa? 

Neste momento que a sustentabilidade é o assunto da moda na contabilidade, eis uma resposta parcial:

Durante várias décadas, Carlos tem sido uma das vozes ambientais mais proeminentes no Reino Unido. Agora que é monarca deve ser mais cauteloso nas suas palavras e deve ficar fora da política de acordo com as tradições da monarquia constitucional britânica. 

“Carlos terá muito pouca liberdade agora que é rei”, disse Robert Hazell, especialista em assuntos constitucionais britânicos da University College London. “Todos os discursos são escritos ou examinados pelo governo”, explicou Hazell. “Se ele fizer um comentário de improviso que pareça estar em desacordo com a política do governo, a imprensa vai ataca-lo e apontar a inconsistência. O governo vai contê-lo; ele terá que ser muito menos franco do que foi no passado”, acrescentou. 

Ainda assim, muitos dizem que é pouco provável que o rei pare abruptamente de discutir mudanças climáticas e meio ambiente, até porque são questões que estão acima da ideologia política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário