Translate

21 setembro 2022

Contabilidade ambiental: novo livro

 


Na atualidade, as alterações climáticas estão causando impactos significativos na vida das pessoas e no meio ambiente, e isso tem movimentado os agentes econômicos em busca de soluções efetivas. Nesse sentido, busca-se compreender como as ações sociais, ambientais e a estrutura de governança de uma organização contribuem para a criação de valor aos stakeholders.

Desse modo, as organizações precisam considerar, em suas ações operacionais, os riscos financeiros provenientes das mudanças climáticas. A gravidade dos riscos climáticos e a falta de gerenciamento dos fatores ambiental, social e governança (ASG, que deriva de ESG, acrônimo do inglês Environmental, Social and Governance) representam um desafio sem precedentes à governança dos sistemas socioeconômicos globais, o que coloca em xeque os ecossistemas e o desenvolvimento sustentável.

Esta obra apresenta os assuntos mais relevantes sobre a contabilidade socioambiental, como responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, evidenciação ambiental, social e de governança, indicadores e índices socioambientais, contabilidade gerencial ambiental, métodos de valoração econômica de ativos culturais e ambientais, accountability e sustentabilidade, auditoria e sustentabilidade, contabilidade e sustentabilidade no setor público.

Assim, este livro pode ser usado como texto básico nas disciplinas de contabilidade ambiental, controladoria ambiental, engenharia ambiental, responsabilidade social corporativa, auditoria de relatório de sustentabilidade, contabilidade para sustentabilidade no setor público e contabilidade financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário