Translate

03 setembro 2022

EUA exigem acesso imediato a toda pesquisa com dinheiro do governo federal


Os Estados Unidos decidiram que toda pesquisa financiada pelo governo federal deverá ter seus resultados acessíveis. Atualmente é possível um atraso de um ano antes que a pesquisa seja publicada fora dos paywalls. Como o país é o maior financiador de pesquisa do mundo, a mudança, que será implementada até final de 2025, poderá ter um grande efeito para o Open Access (OA). 

As agências de financiamento estão desenvolvendo os protocolos nos próximos meses. A ideia é que não exista nenhum atraso ou barreira entre o financiador da pesquisa, o contribuinte, e os resultados. 

Anteriormente, a Europa estava liderando este movimento de OA. 

Obviamente, os periódicos pagos estarão buscando meios de manter seus negócios. A notícia publicada aqui tem sua origem na Nature, um periódico que tem acesso pago. Talvez estes periódicos concentrem na receita de bibliotecas. O setor parece passar por uma concentração, muito embora seja ainda pulverizado: três maiores periódicos publicaram 2% dos artigos. 

Em 2019, a Universidade da Califórnia bateu de frente com a Elsevier. Mas a questão de quem paga os artigos precisa ser considerada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário