Translate

20 setembro 2022

A questão da trapaça no xadrez: novo capítulo

Depois de sair de um torneio tradicional há algumas semanas, o atual campeão de xadrez voltou a abandonar uma partida. E contra o mesmo oponente.

Recentemente, Magnus Carlsen abandonou um torneio nos Estados Unidos, dando a entender que existiam problemas no xadrez. Tudo levava a crer que este problema tinha nome e sobrenome: Hans Niemann. No passado, Hans trapaceou em partidas de xadrez (isto é quase certo, pois ele mesmo confessou) e sua partida contra Magnus foi cercada pois algumas coincidências. A maior delas é que Hans tinha estudado a abertura que Magnus escolheu para a partida de ambos, algo estranho.

Ontem, em um torneio online, os dois voltaram a jogar e Magnus abandonou a partida após o segundo lance de Hans, de brancas. Foi um tipo de protesto? Ou Magnus está deixando claro sua posição contra Hans.

   

 No passado, a enxadrista chinesa Yifan fez um protesto deste tipo. Jogando um torneio misto, Yifan, então a melhor enxadrista feminina, sempre era emparceirada contra outra mulher. E a chinesa tinha vontade de jogar contra jogadores masculinos. Ela abandonou a partida também logo no início, para protestar contra a manipulação dos organizadores do torneio no emparceiramento dos jogadores.

O vídeo acima mostra o momento do abandono de Magnus. Eis o que disse Tyler Cowen, do Marginal Revolution (e Mestre Internacional de Xadrez):

Se um jogador fez trapaça várias vezes no xadrez on-line, devemos permitir que esse mesmo jogador participe de torneios de primeira linha? Para mim, a resposta é um óbvio não, e presumivelmente Carlsen concorda.

A questão é um relatório do site Chess.com que entregou para Niemann a comprovação que ele trapaceou. Hans teve condições de defender e até o momento não falou nada sobre isto. Continuando com Cowen:

Portanto, os elementos-chave aqui são o relatório do chess.com e qualquer possível refutação do Niemann. Estou esperando por eles. Magnus é paciente, e eu também sou paciente. O atual estado de informação imperfeita não durará para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário