Translate

05 setembro 2022

Economia circular e custos

Sobre a economia circular, uma entrevista com o professor da USP, Aldo Roberto Ometto, tratou do assunto. Antes de prosseguir, a economia circular é um conceito relacionado com a sustentabilidade, assunto que se tornou relevante nos últimos tempos. O conceito do texto é que "representa uma dissociação do crescimento econômico do consumo de recursos. Para as empresas, significa conservar materiais, prolongar a vida útil de um produto por meio de reparo e reutilização e, por fim, reciclagem. Também inclui a melhoria da utilização por meio de novos modelos de negócios, como aqueles que oferecem produtos como serviço e plataformas de economia compartilhada." Realmente não é um bom conceito. 

Interessa particularmente o seguinte trecho:

Como você vê o avanço da economia circular no setor privado brasileiro?

O avanço da economia circular no setor privado no Brasil e no mundo se dá pelo avanço da visão da economia circular em relação aos valores que ela pode gerar. É uma mudança de mindset que já vem de algum tempo. O principal critério de decisão das empresas sempre esteve focado somente na redução de custos, e a economia circular traz uma visão mais ampla, sistêmica, que traz, além da redução do custo, que, claro, é importante, a busca por gerar mais valor por mais tempo de modo diversificado e mais amplo, o que traz principalmente maior resiliência para os negócios e a empresa.

Com essa visão de geração de mais valor, por mais tempo e de modo diversificado, para todos, para uma gama de atores mais amplo em relação aos modelos lineares [de produção], a economia circular começa a ganhar força e mostrar suas oportunidades de implementação e de ganhos. Isso começa a partir do momento que a economia circular deixa de ser vista apenas como algumas atividades operacionais, como a reciclagem, para uma mudança estratégica do modelo de negócio, no qual, na proposta de valor central se inclui as possibilidades de recuperação de recursos, de extensão da vida útil do produto, de produto como como serviço, de compartilhamentos, de virtualização, digitalização, desmaterialização. É quando se começa a se a visão do negócio, do valor que a economia circular pode gerar.

(grifo meu) Tenho dúvidas disso e a visão de geração de valor sempre esteve presente. A inovação parece surgir da consideração da cadeia de produção como um todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário