Translate

05 agosto 2022

Fim do Doutorado da Unisinos

 A Unisinos comunicou que estaria fechando diversos cursos de doutorado da entidade

Entre os 26 PPGs oferecidos pela Unisinos, foram extintos os de história, arquitetura, biologia, ciências contábeis, ciências sociais, comunicação, economia, enfermagem, engenharia mecânica, geologia, linguística aplicada e psicologia. Os alunos que já faziam esses cursos manterão as bolsas de estudos e continuarão com as atividades acadêmicas até defenderem suas teses ou dissertações. O Conselho Superior Universitário (Consun) ainda precisa ratificar os fechamentos, o que deve acontecer no final de agosto, quando o órgão deliberativo da Unisinos se reunirá.

Os professores poderão ser absorvidos nos programas que persistirem. No caso de contábeis, há a possibilidade de alguns deles continuarem suas atividades na pós de administração. 

É uma notícia triste, já que o curso de mestrado da entidade foi o sexto do país e seu doutorado também era bastante tradicional. Sem dúvida nenhuma, o programa da Unisinos, em Ciências Contábeis, é um dos mais tradicionais. Ernani Ott foi um dos fundadores da Anpcont. 

Mas há uma impressão generalizada de uma crise de demanda na pós de contabilidade. Vários programas postergaram novas entradas. Diversas são as explicações para esta crise: questão econômica, redução de bolsas, demanda reprimida já atendida, falta de perspectiva de contratação após o curso e surgimento de áreas emergentes mais atrativas. 

2 comentários:

  1. Outras explicações possíveis:
    O uso do método quantitativo nas pesquisas e a exigência de nível mínimo nas provas de inglês ( devemos lembrar o perfil médio do aluno de graduação...);
    2. Dissonância entre o que o mercado de trabalho busca da profissão e o que é pesquisado nos programas;
    3.
    O fato de se "ganhar dinheiro" ou ter empregabilidade sem necessidade de pós-graduação na área.

    ResponderExcluir
  2. 4. O fato de as pesquisas se concentrarem em campos que não são necessariamente os mais atrativos no que concerne ao mercado de trabalho ao término da pós-graduação. São poucas as pesquisas sobre auditoria, contabilidade tributária/fiscal e contabilidade de micro e pequenas empresas.

    Convenhamos: é muito mais fácil fazer pesquisa com bases de dados já prontas que confeccionar a própria base de dados., Já que não existem bases de dados para os campos que mencionei antes (pelo menos eu não conheço...)

    5. Mercado de trabalho para quem faz pós em contabilidade ainda está muito vinculado à docência, daí, com a crise na área da educação superior, a quantidade de postos de trabalho estão diminuindo. Isto aliado ao fato de vários cursos e instituiu estarem trabalhando com EAD.

    ResponderExcluir