Translate

25 fevereiro 2019

Diferença de gênero


  • O livro Dataclisma analisa o ser humano a partir de dados de sites de namoro
  • Destacamos dois dados sobre a diferença entre gêneros

O livro Dataclisma foi escrito por um dos fundadores do site de namoro OkCupid, Christian Rudder. A temática é muito próxima do Everybody Lies: o uso de dados da internet para tentar mostrar como o ser humano se comporta. Na capa, dois subtítutos: “quem somos” e “quando achamos que ninguém está vendo”.

O livro explora as semelhanças (parte 1), as diferenças (parte 2) e as características dos seres humanos (parte 3) e Rudder usa os dados do site de namoro para explorar os temas apresentados. A primeira parte é a melhor do livro e destaco aqui a diferença entre a avaliação que os homens fazem da sua parceiras e vice-versa. Rudder mostra que a curva de avaliação das mulheres, por parte do homens, segue uma distribuição normal; mas a avaliação dos homens, por parte das mulheres, é assimetrica à esquerda. O que significa isto? Que as mulheres são mais exigentes ao avaliar seus parceiros no site de namoro. Este fato está expresso no gráfico abaixo, onde as notas são plotadas por gênero.
Outro aspecto interessante que Rudder apresenta na obra é que as mulheres de uma determinada idade possuem preferências por parceiros de idade similar. O gráfico abaixo mostra, no eixo, a idade da mulher e em vermelho, a sua preferência por parceiros, segundo a idade. O gráfico possui uma tendência que está na linha que faz um ângulo de 45 graus.

Mas esta informação para o homem é diferente. A idade novamente é apresentada no eixo e sua preferência, em termos da idade das mulheres, encontra-se em vermelho. Os valores se afastam da linha, indicando um viés. Este tipo de informação pode ser um indicativo de que o que as pessoas fazem na internet é diferente de suas crenças confessadas.


RUDDER, C. Dataclisma. Rio de Janeiro, BestSeller, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário