Translate

03 fevereiro 2019

História da Contabilidade: Contabilidade e Literatura Parte 1

A contabilidade tem uma longa relação com a literatura. Pode parecer estranho que os "números frios" da contabilidade possam revelar algo de útil para um escrito. Mas é verdade.

Já comentamos aqui sobre Bartleby, o Escrevente. É bastante conhecido que Fernando Pessoa foi editor de um periódico de contabilidade.

No Brasil tivemos que Artur Azevedo foi promovido a Diretor-Geral de Contabilidade, duas semanas antes de sua morte (Fonte: O Cruzeiro, 22 de setembro de 1956, p. 44). Mais ainda, o grande Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, ocupava, nas palavras de Thiago de Mello, o cargo de Diretor-Geral da Contabilidade, "alto cargo a que chegou, após sucessivas promoções (o texto de Thiago de Mello também foi publicado na revista O Cruzeiro, 4 outubro de 1958, edição 51. A citação é da p. 83)

Na próxima postagem, vamos fazer uma homenagem a esta relação através de Vão Gogo. Na verdade, Vão Gogo era nada mais, nada menos que um dos maiores escritores de todos os tempos, Millor Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário