Translate

23 fevereiro 2019

História da Contabilidade: Desconfie do que está escrito

Nas pesquisas sobre a história, muitas vezes deparamos com frases e afirmações que precisam ser verificadas. A mera afirmação constante de um documento não é suficiente para acreditarmos no que está escrito. Mais ainda quando existe uma censura.

Vasculhando a revista O Cruzeiro, que no passado foi o veículo de comunicação brasileiro mais influente, encontrei uma pérola.

O ano é 1973, o auge da ditadura militar e da censura. A revista resolveu reproduzir um encontro que o tecnocrata Ernani Galveas teve na UFG. Em um determinado momento temos a seguinte frase:

Com uma legislação que reformulou o sistema financeiro, que reorganizou o mercado de capitais e criou a correção monetária, que trouxe uma série de incentivos para que as empresas se defendessem contra a ascensão de preços e se reajustassem os valores da sua contabilidade de acordo com a correção de preços, o Governo recuperou o nível de poupança interna. 

(O Cruzeiro, 5 de dez de 1973, ed 49, p. 81).

O problema da frase é que a correção monetária, justamente em 1973, não correspondeu a correção de preços, pois o governo manipulou a variação dos preços na economia. O processo não começou neste ano, mas provavelmente em 1973 foi onde a diferença entre a correção monetária das demonstrações e a variação de preços foi maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário