Translate

01 fevereiro 2019

GE em recuperação?

A General Electric é uma empresa com mais de um século de vida. Chegou a ser a empresa mais valiosa do mundo, sinal de boa gestão. Os últimos anos foram ruins, com uma queda de braço com alguns acionistas para manter uma ligação centenária com a KPMG e suspeita de falência.

No último dia de janeiro a empresa divulgou alguns números contábeis. E a reação dos investidores foi positiva, com uma valorização de 17% nas ações. O lucro foi pequeno, de 666 milhões (número cabalístico), para uma receita de 31 bilhões. Mas muito melhor do que o esperado. Além disto, a nova gestão parece estar tentando resolver alguns problemas do passado, como investigação do governo dos EUA. E reformulando a área de energia (mais aqui).

O lendário CEO Jack Welch administrou a GE por 20 anos. Seu sucessor, Immelt, durou 16 anos; e Flannery apenas um. Não é de admirar que Culp esteja se movendo rapidamente.

O ano de 2018 foi realmente ruim. Por este motivo, um certo otimismo. Mas o resultado não foi dos melhores:

"Os únicos dados relevantes nos números trimestrais são que as vendas reais e o fluxo de caixa livre do negócio industrial foram melhores do que o esperado", disse Nicholas Heymann, analista da William Blair.

Há ainda muitas questões e desafios pela frente. A atual gestão evita fazer projeções, mas tem falado de maneira franca com o mercado. Isto agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário