Translate

09 fevereiro 2019

Problemas na contabilidade do varejo Dia


  • A rede de varejo Dia está em dificuldades financeiras
  • A EY descobriu problemas contábeis na Espanha e no Brasil

Com um faturamento acima  de 7 bilhões de reais e 800 lojas no Brasil, o Dia pode ser considerado um varejo de grande porte. A rede tem sua origem na Espanha, sendo um dos seus acionistas o fundo LetterOne, de um investidor russo.

Os resultados de 2018 do varejo não apresentaram boas notícias. O prejuízo de 352 milhões de euros (fonte aqui assim como as demais informações a seguir), suas vendas líquidas caíram 11% e a dívida aumentou 50% em um ano. O mercado, em um ano, registrou uma queda no preço da ação de 90%, e a classificação de crédito foi cortada em outubro. As chances de falências são reais, com impacto sobre os credores (Santander, BBVA, Barclays, Deutsche, entre outros. A gestão está planejando reduzir o número de empregados em 5% ou cerca de 2 mil empregos e fechar 300 lojas. Atualmente o valor de mercado da empresa é de 450 milhões de euros. Há uma possibilidade de aquisição, por parte do principal acionista, a LetterOne.

Problemas Contábeis - E parece que a questão do varejista não é somente financeiro; há suspeita de problemas contábeis e, por este motivo, a empresa contratou a EY para fazer uma auditoria forense (Fonte: Cinco Dias, para as informações do parágrafo). O primeiros resultados apontam para a Espanha e o Brasil. Possivelmente ocorreu super estimativa nos descontos comerciais a receber de fornecedores; informação não divulgada para conselho, auditor e acionista; e saídas de caixa não registradas. O trabalho da EY incluiu a investigação de e-mails e pesquisa em computadores da empresa. A auditoria forense ainda não foi concluída, mas parece existir indícios para apurar responsabilidades. A empresa já está suspendendo alguns executivos como resultado do que foi encontrado. Uma destas pessoas é Freddy Wu, CEO da empresa no Brasil até dezembro. Neste mês, ele foi transferido para a Argentina, mas não tomou posse em razão dos problemas contábeis no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário