Translate

11 fevereiro 2019

Problemas na contabilidade do Dia - 2


  • Dia, um varejo espanhol com filial no Brasil, está passando por dificuldades de liquidez
  • Parte do problema é originário de falhas dos controles internos, segundo descobriu a EY
  • Há denúncias de ocultação de informação

A rede espanhola de varejo Dia, que possui filial no Brasil, está com algumas dificuldades financeiras. Aparentemente existem também denúncias de irregularidades contábeis na empresa; a empresa contratou a EY para fazer uma revisão nas contas da empresa.

Um notícia de hoje indica que a EY encontrou mensagens eletrônicas que comprovariam irregularidades no grupo. Os dados mostrariam que gestores da empresa tiveram a intenção de ocultar informações do Conselho de Administração, dos auditores e dos acionistas de forma deliberada. Algumas pessoas já foram demitidas da empresa em razão das descobertas.

O grupo parece que está adotando mudanças nos controles internos. Uma informação da imprensa espanhola é que no ano passado o grupo recebeu 84 denúncias sobre condutas contrárias ao código ético da empresa, sendo 51 originárias do Brasil, local onde a auditoria da EY tem centrado esforços. Do total, 60 foram arquivadas e 24 resolvidas ou estão em processo de análise.

Em outra análise, reproduzida no gráfico, mostra a redução da liquidez do Dia entre 2016 a 2018. A rede parece estar queimando caixa, um sinal de dificuldades financeiras. Os bancos credores estão pressionando a empresa desde outubro do ano passado, quando saíram as primeiras informações. Há um plano de resgate, que recebeu uma aprovação preliminar de alguns bancos, vinculado a um aumento de capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário