Translate

28 outubro 2022

IA, pandemia e efeito sobre a contabilidade

Um texto da Época trata das situações onde a inteligência artificial pode trazer problemas para uma empresa. A IA é uma ferramenta para facilitar o processamento rápido de informações e, em várias situações, tomar decisões que seriam rotineiras.  

A pandemia revelou que muitas ferramentas de IA não estavam preparadas para a mudança que ocorreu no comportamento das pessoas. Uma situação foi a negativa de compras legítimas, em razão da mudança de comportamento dos consumidores. E muitas empresas não monitoram a IA após seu lançamento.


O problema é que os erros podem abundar quando as circunstâncias do mundo real se desviam dos exemplos usados para treinar a IA, de acordo com cientistas que gerenciam esses sistemas. No caso da Fico, ela disse que seu software esperava mais compras presenciais do que virtuais, e a proporção invertida levou a uma parcela maior de transações sinalizadas como problemáticas.

Há algumas questões contábeis no texto. Eis um trecho:

A Unity Software , cujo software de anúncios ajuda videogames a atraírem jogadores, estimou em maio que perderia 110 milhões de dólares em vendas este ano, ou cerca de 8% da receita total esperada, depois que sua ferramenta de IA que determina para quem os anúncios devem ser exibidos parou de funcionar tão bem quanto antes. A empresa afirmou que o problema ocorreu depois que o sistema de IA utilizou dados corrompidos para as recomendações.

Na verdade o termo "perda" é inadequado. A empresa deixou de ter receita. Simplesmente o valor de 110 milhões não irá constar da sua demonstração do resultado.

Outro trecho:

O mercado imobiliário Zillow Group anunciou em novembro passado uma baixa contábil de 304 milhões de dólares em casas que comprou - com base em um algoritmo de previsão de preços - por valores superiores aos que poderiam ser revendidos. A empresa de Seattle disse que a IA não conseguiu acompanhar as mudanças rápidas e sem precedentes do mercado e teve que sair do negócio de compra e venda.  

Aqui temos um efeito da IA na contabilidade. A decisão de compra de imóvel trouxe prejuízo por falta de ajuste do software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário