Translate

27 outubro 2022

Nobel de Economia de 2022 gera polêmica

Nunca é tarde para uma boa discussão: 

No ano de 2022, o comitê que escolhe os ganhadores do Nobel não conseguiram agradar a muitos na opção do campo da economia. Ao escolherem três economistas que lidaram com a questão da crise bancária, o comitê provocou uma grande polêmica. Nem todo mundo considera que o prêmio foi "justo" ou "merecido", ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores. 

O Nakedcapitalism apresenta um longo texto indicando que o modelo dos três ganhadores é errado e simplista. O texto destaca que Bernanke sequer era considerado um economista de destaque e mesmo o trabalho citado pelo comitê não era o seu melhor trabalho. O mesmo texto tenta convencer o leitor que o modelo Diamond-Dybvig é visto como fraco. 

O site Nakedcapitalism também critica o tempo que Bernanke passou no Fed e como ele conduziu o banco central antes, durante e depois da crise financeira de 2008. 

Sobre o modelo Diamond-Dybvig, o  Nakecapitalism traz um artigo que tenta desmontar o modelo. Mostra que o modelo deturpa a realidade - o que não é algo "grave" na economia, tornando "os economistas mais estúpidos e mais propensos a fazer a coisa errada antes de lerem o texto". 

Outro texto, de John Tanny (via aqui) afirma que Bernanke acredita que o crescimento econômico possui relação com a mudança de preços. Para ele, as ideias de Bernanke é um vergonha para os economistas e para o prêmio. 

Outro texto diz que o prêmio é uma piada. E foca na gestão de Bernanke no Fed, especialmente na crise sistêmica de 2008. 

O início desse estresse ocorreu apenas cerca de um mês depois que Ben Bernanke proclamou publicamente que os fundamentos da economia global eram fortes.

“A economia global continua forte, apoiada por um sólido crescimento econômico no exterior. No geral, a economia dos EUA parece se expandir em ritmo moderado no segundo semestre de 2007, com o crescimento se fortalecendo um pouco em 2008 a uma taxa próxima à tendência subjacente da economia." - Ben Bernanke, Julho de 2007

Bernanke previu em julho de 2007 que a economia dos EUA se fortaleceria em 2008. Foi apenas um ano após essa previsão que o país e o mundo estavam à porta de um "pior cenário" para os mercados globais: um colapso sistêmico.

Finalmente, no CafeHayek uma frase que chamou a atenção:

O Prêmio Nobel de Economia é financiado não pela Fundação Nobel, mas pelo banco central da Suécia. Normalmente, não acho que isso importe, mas, neste caso, me pergunto se isso acontece. O prêmio de 2022 parece ser uma afirmação dos banqueiros centrais do valor do banco central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário