Translate

19 outubro 2022

Novas normas

 No site do CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou duas normas em audiência pública: a Interpretação Técnica Geral (ITG) 1000 – Normas aplicáveis e modelos de plano de contas e demonstrações contábeis para microentidade e pequena empresa – e o documento de Revisão de Norma Brasileira de Contabilidade (Revisão NBC), que altera normas de auditoria. Os interessados em participar têm até o dia 28 de outubro para enviar comentários. Os documentos estão disponíveis no Portal Participa + Brasil.

O vice-presidente Técnico do CFC, em exercício, Wellington do Carmo Cruz, convoca a todos para participarem das audiências encaminhando apontamentos. “Convidamos os interessados a enviarem suas sugestões e comentários sobre as minutas.”

A ITG 1000 trata-se de uma norma voltada para microentidades e pequenas empresas. A partir da edição da NBC TG 1002 – Contabilidade para microentidades, houve a revogação da ITG 1000, aprovada pela então Resolução CFC n.º 1.418/2012. Dessa forma, a autarquia disponibilizou para a audiência a nova ITG 1000.

Essa audiência pública tem importância especial. Afinal, atualmente, no Brasil, mais de 90% das empresas se enquadram como de pequeno porte. Portanto, não deixe de enviar a sua contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário