Translate

10 outubro 2022

Internet está mudando a língua e como a moderação do algoritmo tem seu papel

 

A presença de "controles" nos sites mais populares está mudando como as pessoas estão se comunicando. Os algoritmos de moderação do TipTok, do Facebook e de outras plataformas foram programados para evitar certos debates. Para o usuário esta regra significa tentar dizer algo, evitando certas palavras, para não ser banido ou excluído. 

As empresas tem interesse em alinhar ao poder, para evitar um questionamento regulatório que seja ruim para seus negócios. Esta escolhe envolve a moderação de conteúdos considerados polêmicos. Esta postura provoca uma reação nos usuários em reinventar as palavras para expressar o que deseja. Veja um exemplo simples: na China os usuários são punidos se falarem mal de Xi. Para fugir da restrição, os chineses começaram a substituir Xi pelo Ursinho Pooh - já que o personagem tem a aparência de Xi. Depois de algum tempo, falar do personagem também foi objeto de censura. 

A mudança da língua sempre ocorreu. Mas com a internet parece que a dinâmica é bem mais veloz. Um texto publicado no site Mashable sinaliza que realmente isto ocorre nos dias atuais. Assim como no passado os religiosos evitavam o termo "diabo" e usavam, no lugar, derivações como "tinhoso", nos dias atuais é impossível controlar a criação de novos termos para evitar a seletividade dos algoritmos. Isto torna a linguagem mais sutil, acredito, e mais complexa. Basicamente as pessoas procuram substitutos para comunicar algo que usando os termos diretos seriam barrados nos sites. 

Na metade do texto eis que encontro o seguinte:

No TikTok as pessoas dizem SA em vez de "agressão sexual" e "berinjela picante" em vez de "vibrador"; as profissionais do sexo se tornaram "contadoras" (...)





Nenhum comentário:

Postar um comentário