Translate

24 outubro 2022

Preço no carbono no mundo

Do OurWorldinData

O verdadeiro custo da queima de combustíveis fósseis não se reflete no preço de mercado. Pessoas frequentemente comparam o preço de combustíveis fósseis com alternativas de baixo carbono, como fontes renováveis ou energia nuclear. Mas essas comparações não capturam o impacto social de cada opção, mesmo em um sentido puramente econômico.

Os impactos das mudanças climáticas têm um custo - esses impactos já estão acontecendo. Os impactos também causam poluição do ar local, o que mata milhões todos os anos e tem impactos negativos na saúde para muitos.

Uma maneira de resolver isso é colocar um preço no carbono. O objetivo de estabelecer um preço de carbono é capturar alguns desses custos externos no mercado.

Colocar um preço no carbono alcança algumas coisas. Primeiro, torna os combustíveis, os produtos e os serviços poluentes mais caros. Queimar carvão se torna muito mais caro do que usar energia solar. Carne fica mais cara em relação ao tofu ou alternativas de carne. Torna a opção "mais limpa" menos cara.

Segundo, significa que são aqueles que emitem gases de efeito estufa que pagam por isso.

Existem algumas políticas através das quais os países podem colocar um preço no carbono: Imposto sobre o carbono e o Sistema de comércio de emissões

Muitos países adotaram instrumentos de precificação de carbono.

Quais países possuem imposto sobre carbono?


(o gráfico está sendo reproduzido somente o último ano no blog)

Quanto é o preço do carbono?


(Quanto mais escuro, maior o preço)
Quais países possuem um sistema de comercialização de carbono?




Nenhum comentário:

Postar um comentário