Translate

17 outubro 2022

Esperança para um educador

Três maneiras de se sentir mais esperançoso como educador

Quando você se sente desamparado, vazio ou esgotado no trabalho, é possível encontrar uma vontade e um caminho a seguir.

Por que você clicou neste artigo? Você pode se sentir cansado do mundo, exausto. Você pode estar se perguntando se o ensino é o trabalho para você. As políticas e as práticas educacionais podem deixar você se sentindo impotente e desanimado.

No entanto, você quer sentir esperançoso. Apesar dos seus piores dias, muitas vezes você se sente comprometido com seu trabalho e seus alunos, mas deseja algum sustento emocional nos próximos dias e semanas.

O fato é que ... professores de todos os lugares estão experimentando desgaste e desmoralização - sentindo-se desanimado, perdendo a confiança e a esperança. As palavras que eles estão usando descrever seus sentimentos são ansiedade, medo, preocupação, sobrecarregado e tristeza. Embora ninguém queira que nossa dor seja contagiosa, essa situação pode afetar nossos alunos.

Como educador de longa data, eu experimentei todas essas emoções - geralmente em ciclos (em dias, semanas, meses e anos). Cercado por estudantes em grande parte da minha vida, desejei tempo e espaço para me reconectar comigo mesmo, com meu objetivo e com meu caminho a seguir. Você tem momentos de acerto de contas quando se pergunta? O que preciso para avançar com esperança nesta carreira?


A esperança é um compromisso de acreditar na sua capacidade de ver seu caminho para o futuro - e uma habilidade que você pode desenvolver com o tempo, cuidado e atenção. Muitos educadores lutam para se comprometer com práticas de autocuidado - em grande parte porque as exigências institucionais os deixam com pouco tempo e energia para investir em si mesmos. Mas todas as paradas e começos que eu mesmo experimentei como educador me mostraram que meu bem-estar e senso de esperança são essenciais para ser um professor inspirado e inspirador.

No meu livro, Professor Sobrevivente Burnout: Um Guia Semanal para Construir Resiliência, Lidar com Exaustão Emocional e Ficar Inspirado na Sala de Aula, é uma guia de autocuidado de 52 semanas para educadores. Aqui está o que há de mais moderno do mundo para um contra-ataque de "vontade" e um "caminho" para este mundo.

1. Acredite em si mesmo

Mesmo se você estiver na profissão há um tempo, sua confiança pode sofrer. Os stresses diários podem se acumular, levando à exaustão emocional, a uma sensação de desapego do seu trabalho e a sensação de que você simplesmente não é tão capaz quanto pensava. Estas são as três características de esgotamento.

Sua crença em si mesmo como educador, desempenha um papel fundamental na motivação e na satisfação no trabalho do dia-a-dia. É importante aprender a navegar pela autocrítica, acalmar-se e redirecionar seus pensamentos e sentimentos.

Como fazer isso. Na próxima vez que você se sentir criticado ou preocupado com o desempenho do seu trabalho, use um ou mais das seguintes perguntas para esclarecer seus valores e reformular seu pensamento:

• O que eu valorizo em mim mesmo?

• O que eu "represento"?

• O que é importante para mim?

• Quais são alguns dos meus sucessos e realizações?

 Pesquisa sugere que os professores que refletem sobre solicitações como essas se sentem menos ansiosos imediatamente e mais positivos ao longo do tempo.

Agora, identifique pelo menos três coisas que você geralmente faz muito bem.

• Como essas três habilidades ou capacidades se alinham aos seus valores?

• Como essas habilidades ou capacidades podem influenciar o crescimento pessoal e profissional de seus alunos ou colegas?

• Como você pode aproveitar essas habilidades ou capacidades na próxima semana?

Também preciso desses lembretes.

2. Encontre inspiração

Foto: Diego PH

Estou um pouco cansado da metáfora professor como herói. Resisto a ver filmes sobre professores maiores que a vida, inspiradores. Talvez isso lhe pareça estranho. Colocamos muita pressão sobre nós mesmos em primeiro lugar, e há muitos dias em que não correspondemos às nossas expectativas auto-impostas - muito menos à imagem do professor como salvador. Independentemente disso, os professores inegavelmente desempenham um papel de liderança na vida de seus alunos, então onde encontramos o gosto e a energia para nosso trabalho quando a inspiração está minguando?

A crença em nossas habilidades se desenvolve conforme experimentamos sucessos e aprendemos a nos afirmar, mas a auto-eficácia também floresce conforme testemunhamos o crescimento dos outros. Em outras palavras, nós professores também nos beneficiamos com a observação de modelos.

Quando sua motivação intrínseca está em declínio, você pode se inspirar em outros - próximos ou distantes, reais ou fictícios.

Recentemente pedi aos colegas que descrevessem seus heróis pessoais, e eles identificaram principalmente pessoas em seu círculo imediato: membros da família, colegas e mentores. Seus heróis eram "carinhosos", "bondosos", "resilientes", "uma força a ser considerada" e "adoravam aprender por aprender". Em dias em que você sente tudo, menos heroico - o que quer que isso signifique para você - você pode invocar imagens de pessoas que você respeita.

Como fazer isso? Nesta semana, considere pelo menos três de seus heróis pessoais (reais ou fictícios). Se possível, imprima imagens deles e publique-os na sala de aula ou no escritório como lembretes.

Estudos sugira que ver imagens de heróis possa nos inspirar a sentir um significado maior em nossas vidas - e até aumentar nosso desejo de ajudar os outros. E nosso entusiasmo pelo nosso trabalho pode influenciar envolvimento e desempenho acadêmico de nossos alunos.

Depois de rever pesquisas sobre heróis, vejo porque os filmes idealizados, baseados em uma história verdadeira de professores, me irritam.


Aparentemente, os heróis fictícios podem ser mais motivadores, porque é menos provável compararmos contra um símbolo abstrato e encontremos algo.

Também vale a pena explorar o que definimos "herói". Meus heróis são humanos silenciosamente corajosos; eles são reais, vulneráveis e autênticos. Minha tia espirituosa e sábia vive uma vida simples, focada em ser, ao invés de se mostrar. Minha professora favorita sempre me convidava para o escritório dela, apresentava uma variedade de opções de chá e depois preparava uma xícara para cada um de nós, não importa o quão ocupados estivéssemos. Esse ritual, um ato calmante de atenção e cuidado, captura a pessoa que ela é - e o tipo de professor que eu aspiro ser.

3. Avançar

Para mim, a esperança aparece, emerge e se instala, e gentilmente me guia. O problema é que estes momentos pungentes de clareza nem sempre são acessíveis para mim. Em vez de uma leveza que habita em minha alma, muitas vezes me sinto abandonado, sobrecarregado e escuro.

Por mais que eu ame a esperança como um sentimento puro, ela vem e vai. A esperança nasce do pragmatismo, do compromisso e ação.

Se os caminhos e ações são os blocos de construção da esperança, podemos considerar o molho secreto que os enriquece como nossos valores. 

Por exemplo, eu valorizo a conexão humana e quero construir relações de confiança com meus colegas. No entanto, se meu foco estiver nos stresses do dia-a-dia a curto prazo, como reuniões imprevistas ou na papelada, o esgotamento resultante pode me impedir de estender a mão. Mas se eu mantiver minha cabeça erguida e me concentrar nos benefícios a longo prazo de relacionamentos saudáveis e emocionalmente sustentáveis, é mais provável que eu avance com um plano para nutrir esses relacionamentos.

Como fazer isso? Convido você a identificar um objetivo de longo prazo (para a próxima temporada, os próximos seis meses ou até o próximo ano acadêmico) alinhado com um valor ou valores que você possui. Descreva três etapas concretas que você tomará para atingir seu objetivo. Para cada etapa, identifique um possível obstáculo e uma maneira de contorná-lo. Depois, dedique 20 minutos para visualizar, o mais vívido possível, como você alcançará esse objetivo. Ao imaginar atingir esse objetivo, desenhe todos os seus sentidos e imagine como seria experimentar esse resultado que você deseja para sua vida.

• Como essa jornada se alinha ao valor que você possui?

• Você tem um mentor ou apoiador que pode ajudá-lo a avançar em direção a esse objetivo e navegar pelos obstáculos?

• O que você sente ao imaginar atingir seu objetivo?

Pesquisa com professores sugere que a esperança influencia as ações que os professores adotam para promover uma visão. Se pudermos ver um caminho a seguir e acreditar em nossa capacidade de navegar, teremos mais esperança.

Sim, a esperança pode ser saboreada e experimentada como uma bela sensação cheia de possibilidades, mas também nos impulsiona à medida que promulgamos nossos valores e objetivos. E a esperança não tem que se alojar silenciosamente em cada uma de nossas almas - nós podemos compartilhá-la e vivê-la coletivamente. Como diz um provérbio africano: "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá junto".

De Deamy L Eva:

(No sábado, dia do professor, recebi duas mensagens carinhosas, que renovaram a esperança de continuar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário