Translate

17 outubro 2022

Exportação da poluição

À primeira vista, parece que os esforços do governo dos EUA para reduzir a poluição por chumbo foram um sucesso retumbante. A concentração de chumbo no ar caiu mais de 90% entre 1980 e 2016, em grande parte proibindo gasolina e tinta com chumbo.

Mas alguns dos esforços para reduzir o chumbo no ar por meio de padrões mais rígidos de qualidade do ar podem ter apenas deslocado o problema, de acordo com uma pesquisa na American Economic Review.

Os autores Shinsuke Tanaka, Kensuke Teshima, e Eric Verhoogen dizem que os padrões mais altos nos Estados Unidos resultaram em algumas das indústrias de reciclagem de baterias de chumbo-ácido se mudando para o México, levando consigo a poluição.

Os resultados fornecem evidências diretas de que o aperto das regulamentações ambientais pode deslocar as atividades poluentes, através do comércio, dos países mais ricos para os países mais pobres com regulamentações mais fracas - um fenômeno conhecido como “efeitos do paraíso da poluição”."

Em 2009, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) revisou seus padrões de qualidade do ar para chumbo, reforçando-os por um fator de dez. Embora existam tecnologias para reduzir as emissões de chumbo das usinas de reciclagem de baterias, os custos são altos. Como resultado, as exportações de baterias de chumbo usadas para o México aumentaram após as reformas, como visto na Figura 2 do artigo dos autores. (acima)

Cada ponto do gráfico indica exportações mais importantes em milhões de baterias de usuários dos Estados Unidos para o México (azul) e o resto do mundo (vermelho). Uma lista vertical mais para os pais que em um EPA emita um Aviso Antecipado da Proposta de Regra sobre os direitos mais ricos de qualidade do para o chumbo. Uma mídia vertical indica quando o padre revisado foi assinado e um linha vertical mais uma direita indica quando o novo padre é implementado.

No geral, as exportações de baterias de chumbo usadas quadruplicaram entre janeiro de 2009 e o final de 2014.

fonte: aqui

A história ensina que devemos pensar na questão da poluição como um problema global. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário