Translate

15 dezembro 2019

Revisores de periódicos ruins

Uma  pesquisa (aqui, via aqui) entrevistou mais mil cientistas de diversos países e várias áreas para saber a sua relação com os revisores. O resultado mostrou que mais da metade dos entrevistados recebeu uma revisão “não profissional” e uma outra quantidade expressiva - a maioria dos entrevistados - disse que recebeu comentários problemáticos, que incluíam críticas pessoais e não construtivas.

Muitos leitores já passaram por isto. Recentemente o autor desta postagem recebeu uma crítica severa sobre uma pesquisa, onde o revisor propunha uma mudança na metodologia. Eu e a co-autora fizemos o que o revisor solicitava. Mesmo assim ele recusou o artigo (O pior neste caso é o editor, que aceitou passivamente esta atitude do revisor).

Em muitos casos, as críticas relatadas na pesquisa prejudicaram a carreira acadêmica dos entrevistados. Um dos relatos é de uma pesquisadora com pós-doutorado em New Hampshire que tentou um ensaio na Science e recebeu uma crítica negativa ao seu inglês. Em muitos casos, as críticas são próximas ao bullying. E por isto existe uma sugestão que as críticas sejam publicadas, em lugar de serem mantidas em sigilo. Isto poderia melhorar a qualidade e o profissionalismo dos revisores. Mas isto pode expor os novos pesquisadores à retaliação dos mais antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário