Translate

22 dezembro 2019

Doação de Rins: a revolução da Teoria Econômica


Quem precisou de um transplante de rim nos últimos anos viu suas chances de conseguir um aumentarem exponencialmente graças a um economista chamado Alvin Roth.
Roth revolucionou a doação de rins no mundo ao utilizar a teoria econômica para aumentar a disponibilidade de órgãos.

Sem sua atuação, milhares de pessoas que hoje vivem bem com um novo rim estariam sofrendo, passando por sessões frequentes de hemodiálise ou mortas. A doação de rins é diferente das outras porque os seres humanos possuem dois destes órgãos, mas só precisam de um para viver. Por isso, é possível doar em vida.

Há, porém, um obstáculo: os rins do doador e do receptor devem ser compatíveis, o que significa que você pode não conseguir doar o seu para um familiar que esteja enfrentando problemas de saúde, por exemplo. Antes da intervenção do professor Roth, o seu familiar precisaria esperar a doação de alguém que acabou de morrer, ou continuar sem o órgão.

O economista, então, criou um "mercado de rins", um banco de dados que reunisse as informações de todos os pares que não possuíam compatibilidade entre si, criando novas combinações e garantindo que todos encontrassem um doador. A venda de rins é ilegal em todos os países com exceção do Irã.

"Em quase todo o mundo, nós não permitimos que preços desempenhem qualquer papel no mercado de rins", diz Roth. Questionado sobre o impacto de sua criação, ele conta que, por causa dela, cerca de mil pessoas conseguem um doador a cada ano nos Estados Unidos - e esse é apenas um exemplo.

Roth, entretanto, acredita que no futuro as pessoas poderão ser pagas para doar seus rins.

Ele compara o debate sobre o tema ao que teve nos Estados Unidos após a Guerra do Vietnã, quando o país tornou seu serviço militar voluntário - antes, ele era compulsório.

O economista vislumbra um futuro em que as pessoas que desejem doar um rim por dinheiro poderiam ser vistas como "heroínas" pelo Estado, que se responsabilizaria por coletar os rins e distribuí-los utilizando as regras já existentes - assim, os rins seriam dados a quem mais precisa, não a quem pode pagar mais.

Oferecer incentivos financeiros em troca de órgãos, porém, envolve uma discussão ética. E a maioria da comunidade médica, e da população em geral, é contrária à ideia.

Fonte: aqui

Resultado de imagem para who gets What — and WhyResultado de imagem para two sided matching

Nenhum comentário:

Postar um comentário