Translate

31 dezembro 2019

Fake News

Utilizo o vídeo do discurso feito por Nicolae Ceausescu na véspera do Natal nas minhas aulas de Economia da Informação. Um protesto realizado na cidade de Timisoara, na Romênia, no dia 17 de dezembro de 1989, foi atacado por tiros por pessoas ligadas ao governo comunista. Não se sabe quantos morreram, mas no dia seguinte, o ditador foi visitar o Irã, deixando a situação para ser resolvida por seus subordinados e sua espora. No dia 20, ao retornar à Romênia, Ceausescu encontrou um clima tenso e falou, para televisão estatal, que os eventos ocorridos em Timisoara era um interferência externa na Romênia. A imprensa não apresentava informação sobre os eventos e as pessoas começaram a sintonizar estações de rádios como Voz da América. No dia seguinte, dia 21, organiza-se uma "manifestação de apoio espontânea".

O discurso que Ceausescu fez neste dia passou para a história. Ele pode ser acompanhado abaixo:



O discurso ocorreu em Bucarest, na Praça da Revolução. As pessoas que estavam presentes receberam bandeiras da Romênia e fotografias de Ceausescu e sua esposa, Elena. A plateia era de 80 mil pessoas, que receberiam ordem de quando aplaudir e quando cantar. Na frente, membros do Partido Comunista, que agiam como animadores.

Aparentemente alguns tiros foram disparados. Os trabalhadores no fundo começaram a gritar: Ti - mi - soa - ra e alguns outros entoaram a palavra. Tentando silenciar a multidão, Ceausescu levanta a mão direita. Sua expressão de espanto mostrava que o ditador parecia não acreditar no que estava ocorrendo. Alguns começaram a deixar a praça; Ceausescu e Elena tentaram ordenar que as pessoas permanecessem sentadas. Para acalmar as pessoas, ele fala em aumento de salário e benefícios para as famílias. A fraqueza do regime estava exposta. O rei estava nu.

No Natal, Ceausescu e Elena foram capturados, julgados, condenados e fuzilados.

Gosto deste exemplo, pois é um exemplo do custo da supressão. Agora, fico sabendo que uma parte das notícias sobre Timisoara era uma farsa. Quando Ceausescu foi preso, o público fica sabendo da existência de corpos cobertos de mutilações atribuídas à polícia romena. No cemitério de Temisoara foram descobertos corpos, provas da repressão. Seriam mais de 60 mil mortos, número reduzido para menos de mil tempos depois.

Foi necessário esperar o mês de janeiro para que o balanço fosse avaliado e a mentira do cemitério fosse revelada: os cadáveres eram de pessoas mortas antes dos eventos e depois desenterradas.

Em 22 de dezembro, magistrados romenos e médicos legistas examinaram os cadáveres do cemitério e constataram que as mortes aconteceram muito antes do levante, explicou Balan à AFP. (...)
“A revolução romena também era um imaginário coletivo, um cenário, estávamos esperando por essas imagens, pois Ceausescu era um ditador sanguinário”, analisa o historiador e especialista em mídia Christian Delporte.
“Quando você quer acreditar em alguma coisa, encontra todas as razões para acreditar nela e a natureza onipresente dessa família Ceausescu aumentou a ideia de que tudo era possível”, observa Michel Castex.

Procurar furos, o espetacular, a pressão da concorrência: todos os ingredientes estavam lá para levar ao que a associação Repórteres Sem Fronteiras chamou de “um dos maiores enganos da história da mídia moderna”, que provocou danos à credibilidade da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário