Translate

13 dezembro 2019

Incerteza política

O valor de uma empresa depende de vários fatores, inclusive externos. Quando o país está com problemas, isto vai refletir no valor das empresas. Em termos de processo de mensuração, os problemas de um país estão refletidos, por exemplo, na taxa de desconto utilizada. Países com problemas devem apresentar um risco maior e isto faz com que a taxa usada também seja maior.

Pensando em termos do modelo CAPM, os problemas externos estarão mensurados na taxa de livre de risco e no retorno do mercado. Além disto, em ambientes de incerteza, a provável geração de caixa pode ser frustada. Assim, não é surpresa quando os problemas existentes em um país afetam o valor das empresas.

Uma das possíveis medidas destes problemas externos é o índice de incerteza política. Proposto por Baker, Bloom e Davidson (aqui e aqui), o índice observa a quantidade de vezes que termos como "risco" são mencionados na imprensa. No caso de Baker, Bloom e Davidson, imprensa significa, no Brasil, a Folha de S Paulo.

Um estudo, recentemente publicado na Read, mostrou que esta relação entre incerteza política e destruição de valor ocorreu recentemente no Brasil, como era esperado.

Alinhado aos estudos prévios e de acordo com o esperado, observaram-se evidências de que o nível elevado de incerteza política alcançou a atividade econômica na forma de queda de desempenho e destruição do valor de mercado de empresas brasileiras. Estes resultados se mostraram robustos à utilização do índice EPU (Economic Policy Uncertainty) proposto por Baker, Bloom e Davidson (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário