Translate

23 dezembro 2019

Emprego no setor contábil

Em novembro, pelo oitavo mês seguido, o país registrou a criação de 99 mil novos empregos formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e correspondem ao mês de novembro. Este foi o melhor resultado de novembro, desde 2010.

Já o setor contábil, considerado o contadores e auditores, escriturários e técnicos em contabilidade, o problema permanece.

A diferença entre o que ocorre na economia e o setor contábil está expressa no gráfico acima. Na linha vermelha, o desempenho do emprego na economia. Se os valores ainda não são próximos ao existente antes da maior crise econômica da história brasileira, o setor contábil continua em crise. São mais de 44 mil vagas destruídas desde 2014, conforme pode ser notado na linha azul.
É possível perceber que o problema da crise também acompanhou o setor contábil até recentemente. O gráfico acima mostra a correlação entre os números do setor versus os valores totais, usando uma série de 24 meses, dados móveis. Recentemente, a correlação que era elevada e positiva caiu e agora é negativa. O que isto significa? Que o que está ocorrendo na economia não está afetando o setor contábil.

A tabela a seguir é uma comparação entre o mês de novembro de 2019 e o mês de novembro de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário