Translate

13 dezembro 2019

Lucro de Montadoras e Uber

Uma explicação interessante para o aumento nas receitas e queda nos lucros das montadoras: o Uber. A relação é a seguinte: o crescimento do Uber no Brasil trouxe um aumento de vendas para este mercado. Mas dois terços dos motoristas da Uber no Brasil não possuem veículo próprio. São 400 mil motoristas.

Isto tem aquecido o mercado de locação de automóvel. As locadoras cresceram e compraram veículos das montadoras. Mas estas empresas geralmente negociam em condições vantajosas. Assim, apesar do crescimento da receita, a margem é menor.

As vendas diretas, também conhecidas como vendas a frotistas, estão em nível recorde atualmente, representando 46% de todos os emplacamentos no Brasil ante nível de 25% em 2012, segundo a associação de concessionários de veículos, Fenabrave. Já as vendas no varejo, que carregam margens maiores, acumulam queda de cerca de 50% no período. (...)

Enquanto isso, as três principais locadoras de veículos do país, Localiza, Movida e Unidas, registraram lucros recordes em todos os anos, menos um, desde 2015, segundo mostram suas demonstrações de resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário