Translate

31 dezembro 2019

Normas contábeis e o longo prazo

Em uma palestra no final do ano, o presidente do Iasb tratou da relação entre padrões contábeis e o longo prazo. Hans Hoogervorst (foto) falou no nono simpósio de pesquisa contábil da Autorité des Normes Comptables (ANC) em Paris, França. Seu tema foi a influência de padrões de elevada qualidade para apoiar investimentos de longo prazo.

Inicialmente seu discurso chamou a atenção para os números não-GAAP, calculados pela administração. Seu raciocínio foi o seguinte: os problemas das medidas de não-GAAP decorre dos incentivos ao curto prazo e a forma de combater é com melhores normas. Para isto, o projeto de Primary Financial Statements e da Management Commentary Practice Statement são cruciais.

O projeto das demonstrações contábeis tem o foco na classificação do lucro. Segundo Hoogervorst, as
empresas precisam de ter subtotais que expliquem melhor as estratégias operacionais e o desempenho. Esta seria, inclusive, uma das razões da proliferação das medidas não-GAAP. O Iasb propôs uma minuta neste sentido.

O projeto do Management Commentary procura definir melhor como os aspectos da estratégia de longo prazo, que escapam das demonstrações financeiras, devem ser informados. Isto inclui o modelo de negócio, os recursos intangíveis e o impacto ambiental.

O restante do discurso foi uma defesa ao IFRS 9. Na verdade, mais de 50% do discurso foi sobre isto. Seria um sinal de que algo deu errado na implantação?

Veja o discurso aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário