Translate

02 janeiro 2019

Nomes dos Municípios Brasileiros

O Brasil possui hoje 5770 municípios. O que não falta é criatividade para dar nome a cada um deles. Muitos possuem nomes de pessoas, conhecidas ou não. Outros expressam sentimentos (Feliz, no Rio Grande do Sul, é o melhor deles), desejo (Fortuna, no Maranhão) ou parecem propagandear suas qualidades (Xangri-lá, Belo Horizonte, além de seis com o nome de Paraíso). Vinte e três municípios começam seu nome com Boa: Esperança, Hora, Nova, Ventura, Viagem e Vista. Com Bom são outros quarenta.

Em razão da nossa herança, 148 municípios começam com Ita ou pedra na língua dos índios. Mas existem muitos nomes geográficos: começando com "Alto" são 27, com Barra, 32, Lagoa, Lago, Lagão e Lagoinha somam 43, Monte e Montanha são 31, Porto 37, Riacho, Riachão e derivados são 19, sem falar em 22 municípios com o nome de Ribeira. Se alguém diz que é "do Rio" realmente não esclarece muito: são 62 locais que começam com Rio. Dizer que é de Presidente também só confunde: 26 casos, incluindo os municípios de "Presidente Bernardes", "Presidente Dutra", "Presidente Juscelino", "Presidente Kennedy" e "Presidente Medici" que existem em dois estados distintos.

Se você gostaria de algo novo, 138 municípios começam com "Novo" ou "Nova", sem contar Brasil Novo, Lajeado Novo e outros.

Mas parece que nada bate dois grupos de nomes.

O primeiro são aqueles começados com Santa, Santo ou São. Somando tudo, são 547 municípios, incluindo o maior do Brasil em número de habitantes. Isto corresponde a quase 10% dos nomes.

Este percentual também ocorre no segundo grupo: o de nomes repetidos. Entre aqueles municípios que você precisa dizer o nome e o estado onde fica localizado temos nomes próprios (Antônio Carlos), geográficos (Barra de São Miguel), de pedra (Turmalina), indígena (Tabatinga), de fast-food (Salgadinho), de riqueza (Prata), de árvore (Pau D Arco)... Até nomes que muitos talvez não considerem bonitos podem se repetir: Turvo, Cantagalo, Tapejara, Taperoa, Tapira, Tapiraí, Itaporanga, Itapiranga, Ipueiras, Piranhas ... Alguns nomes se repetem até quatro vezes: Planalto, Bonito, Santa Helena, Santa Luzia, São Francisco e Vera Cruz. Dois nomes foram usados por cinco municípios: São Domingos e Bom Jesus. Mas para quem nasceu em um destes locais, certamente só existirá um São Domingos ou um Bom Jesus.

Nos próximos anos novos municípios serão criados. Alguns talvez mudem de nome. Mas nada equipara a Não me Toque, no Rio Grande do Sul. O município, criado em 1954, tem várias versões para o seu nome. Em 1971 seu nome foi alterado para Campo Real. Mas uma campanha entre seus habitantes fez com que um plebiscito decidisse pela volta do nome original. Noli me tangere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário