Translate

28 janeiro 2019

Vale e Brumadinho - 3

O rompimento da barragem de Brumadinho da Vale poderá ter algumas consequências. Mas alguns fatos já são conhecidos:

Fato 1 - Na sexta, as ações da empresa nos Estados Unidos tiveram uma queda de 8% após a notícia do fato. O mercado brasileiro estava fechado, em razão do aniversário da cidade de São Paulo. Hoje, na abertura do pregão, teremos uma ideia melhor do efeito da tragédia.

Fato 2 - No sábado, a agência de rating Standard e Poor´s alertou que poderia reduzir a nota da empresa.

Fato 3 - Duas novas medidas judiciais aumentou o valor do caixa congelado da empresa, de 1 bilhão para 11 bilhões. Em setembro, a empresa tinha informado que seu caixa era de 25 bilhões. Mesmo que a empresa consiga derrubar a medida, isto deverá aumentar o desgaste. Além disto, foi também multada pelo governo de Minas.

Fato 4 - O Conselho de Administração da empresa decidiu constituir dois comitês independentes para o caso. Um deles terá como função a apuração das causas e das responsabilidades.

Fato 5 - O Conselho também decidiu suspender os dividendos e JSCP, assim como remuneração variável aos executivos.

Para os próximos dias espera-se que a empresa

Projeção 1 - O atual presidente da empresa será cobrado por ter sido tão otimista sobre a empresa. O seu mandato encerra em maio, mas talvez ele não tenha mais condições de renovar.

Projeção 2 - A empresa estava chegando a um acordo com respeito ao problema da Samarco, de 2015. O valor pode ser majorado (ou até suspenso, segundo a Reuters) e a empresa pode sofrer com isto.

Foto: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário